Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Ciência Viva
Com vista à sensibilização extensiva à Europa

 Os modelos tradicionais de sensibilização dos cidadãos (via mass media e campanhas de divulgação científica) têm tido um efeito limitado. Envolver cidadãos neste estudo suscita uma oportunidade de conseguir uma maior receptividade. Esta foi já a visão subjacente do projecto pioneiro PEOPLE, e que mobilizou milhares de cidadãos na UE para ajudar a medir a exposição pessoal ao benzeno.

Mas a experiência do PEOPLE mostrou que não é suficiente envolver cidadãos como voluntários para que os meios tradicionais de sensibilização tenham automaticamente mais efeito. Com efeito, foi o projecto agregado PEOPLE-Cidadania que o CITIDEP levou a cabo, construindo uma rede de cientistas, técnicos, professores e alunos, trabalhando em profundidade com escolas de meios urbanos e meios rurais ao longo do ano lectivo, recorrendo a modernas tecnologias de informação e métodos pedagógicos inovadores, que demonstrou ser possível conseguir um impacto mais significativo e duradoiro.

Em consequência, o Institute for Environment and Sustainability, do Joint Research Centre IES/JRC (Comissão Europeia), líder do projecto PEOPLE, convidou Pedro Ferraz de Abreu, Presidente do CITIDEP e investigador do MIT, a apresentar uma nova proposta no Encontro de Maio 2005 do APHEIS, estrutura que agrupa cientistas especialistas da poluição do ar e de saúde pública de países europeus. Nasceu assim a proposta do Programa EuroLifeNet.

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*