“A matemática como amiga” é o workshop que dará o mote ao objectivo
Iniciativa vai acolher mais de uma centena de alunos do ensino secundário e profissional já no dia 29 de Abril
Este ano, volta a realizar-se na Escola Superior de Ciências Empresariais, sedeada em Valença, o workshop intitulado “A matemática como amiga”, agendado já para o próximo dia 29 de Abril, com o objectivo de colaborar com escolas secundárias e profissionais no combate ao insucesso escolar.
Esta é já a terceira edição deste evento que tem tido enorme receptividade por parte de alunos de escolas secundárias e profissionais. Este ano prevê-se que a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] seja visitada por cerca de uma centena de alunos da Escola Secundária de Cerveira e da Escola Profissional do Alto Minho Interior, pólo de Paredes de Coura.
Esta actividade tem como principal objectivo permitir que os alunos contactem com realidades diferentes daquelas a que estão habituados. Os estudantes da unidade curricular de Investigação Operacional da ESCE-IPVC têm a possibilidade de desempenhar funções de tutores dos alunos visitantes e perceber as dificuldades inerentes à transmissão de conhecimentos, a dificuldade de se fazer entender, de tornar simples o que parece complicado, de ver alguns alunos a compreender à primeira e outros que precisam da segunda e da terceira explicação, enquanto a atenção dos primeiros já vai divagando. Terão também a satisfação de ver o seu esforço recompensado e a abertura dos seus “alunos” para passarem a considerar a matemática “uma boa amiga”.
Pelos mais variados motivos nem sempre é fácil, durante o percurso curricular, explorar a aplicação da matemática em situações do quotidiano e, para muitos alunos, fica a sensação que esta simplesmente não existe.
Neste Workshop os alunos visitantes vão ter a oportunidade de explorar situações concretas da matemática que evidenciam a sua importância.
A organização desta iniciativa é promovida pelos docentes da unidade curricular de Investigação Operacional daquela Escola Superior do Politécnico de Viana do Castelo, Filipe Carvalho e Helena Rodrigues.