Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Academia Sénior

Academia Sénior do IPVC arranca em Janeiro

Apresentação

A Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] entrará em funcionamento, em Janeiro do próximo ano, com um plano curricular que se estende por três anos. As candidaturas encontram-se disponíveis de 15 a 26 de Novembro 2010 (toda a informação no menu lateral à direita desta página).

Segundo Ermelinda Jaques, “elaborou-se um programa de formação com unidades curriculares fixas - para todos os participantes - e outras optativas que serão seleccionadas de acordo com interesses dos formandos”. Psicologia, Comunicação Interpessoal, Motricidade Humana, Sociologia, Antropologia, Ecologia e meio ambiente, História e Património de Viana do Castelo, Direito – Noções básicas, História das artes, Literatura Portuguesa, Religiões Comparadas, Etnografia, Astronomia, Politica e sociedade, História de Portugal, História Clássica, Filosofia, Organização Político-Administrativa são as unidades curriculares fixas a ministrar ao longo dos três anos. O Presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira, D. José Augusto Pedreira, Francisco Sampaio ou o Prof. Manuel Sérgio, juntam-se - como formadores e conferencistas da Academia Sénior - a nomes como Aurora Pereira (subdirectora da Escola Superior de Saúde), Rosa Venâncio (subdirectora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão), ou ainda José Escaleira, Sérgio Carteado e Maria José Costa Barros, entre outros.

Poderão inscrever-se em disciplinas optativas como, Informática, Atelier de Cerâmica ou Pintura, Culinária, Francês, Astronomia, Religiões Comparadas, Teatro, Dança, Música, entre outras.

O curriculum da Academia Sénior não atribui qualquer grau académico, existindo no entanto a certificação de participação nas respectivas unidades.

Prevê-se ainda que a Academia Sénior possa oferecer actividades desportivas, actividades culturais, passeios, conferências, seminários, entre outros. Um programa que propicie satisfação de necessidades de carácter cognitivo, físico, social e afectivo aos seus destinatários e os consciencialize dos benefícios da mobilização e participação activa nas diversas actividades”, promovendo, desta forma, o Envelhecimento Activo, salientou ainda Ermelinda Jaques.

Com a Academia Sénior pretende-se “possibilitar o desenvolvimento pessoal e social a todos os indivíduos, nomeadamente, os que se encontram profissionalmente inactivos; facilitar o acesso ao conhecimento científico e ao património cultural, bem como desenvolver nos cidadãos a terapia do ócio, ocupando os tempos livres no investimento de valores e capacidades que desenvolvam a Humanidade no ser humano”.

Da mesma forma pretende-se combater a solidão e exclusão, duma faixa etária mais vulnerável, contribuindo para afirmação de uma cidadania activa. Pretende-se, assim, promover “anos com mais vida”.

 

Publicado em 09.11.2010

*  
*  
*  
*  
*  
*