Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Espaço - Território

«As IDE são uma questão política»

As infra-estruturas de dados espaciais (IDE) são bastante importantes para ajudar a conhecer o território, mas ainda não estão a ser devidamente valorizadas pelo poder político.

A opinião é de Gonçalo Magalhães Collaço, administrador da ESRI Portugal, que considera que «as IDE são uma questão política». O responsável falava durante um evento organizado pela empresa, dedicado ao tema «Infra-estrutura de Dados Espaciais Nacional: Estratégia e Prática».

Para Gonçalo Magalhães Collaço este tipo de informação é cada vez mais essencial porque «precisamos de conhecer o território, o espaço em que vivemos». O administrador da ESRI deu como exemplo a utilização das IDE para o sector da Defesa, pois um bom conhecimento do terreno pode ajudar as forças de segurança em determinadas situações.

Esta falta de «orientação política determinada» para promover o investimento e a colaboração na área das IDE, como realçou o responsável, já tinha sido abordada no evento por outro dos oradores, Mamede Alonso, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que defendeu importância destas infra-estruturas no âmbito regional.

Mamede Alonso argumenta que «há que criar estruturas, nem que sejam informais, que ajudem e apoiem tecnicamente o desenvolvimento da informação geográfica a nível regional e local». A solução, para o docente do IPVC, passa pela criação de «equipas multidisciplinares que possam trabalhar com outras administrações».

Como exemplo Mamede Alonso apresentou a implementação de projectos transfronteiriços, como um que foi desenvolvido entre o IPVC e algumas entidades da Galiza, acrescentando que «há poucos projectos [semelhantes] a nível europeu».

Fonte: iGOV Central. Publicado em 02 de Junho de 2010

*  
*