Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Media smart
Escola Superior de Educação do IPVC associa-se à iniciativa Media Smart

Objectivo do programa é fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade

Sessões de trabalho em Viana do Castelo e Melgaço no próximo dia 10 de Setembro

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC] associou-se à iniciativa “Media Smart” - desenvolvida em parceria com a DGIDC/Ministério da Educação - que visa fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade.

“Reconhecendo o interesse pedagógico desta iniciativa associamo-nos a ela disponibilizando o apoio logístico e espaços físicos necessários para as sessões de trabalho”, disse a presidente da ESE-IPVC, Luísa Neves. Ainda segundo a responsável as “sessões decorrerão na instalações daquela Escola Superior em Viana do Castelo e na sua extensão localizada em Melgaço”.

Assim, no próximo dia 10 de Setembro realizam-se sessões em Viana do Castelo entre as 10.00h e as 12.00h e em Melgaço, entre as 15.00h e as 17.00h. Os interessados para participar nas sessões podem inscrever-se até ao dia 09 de Setembro, via:  mail (geral@ese.ipvc.pt) ou telefone (258806200) ou, ainda, fax (258806209).

O Media Smart é um programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade. Existem vários estudos que confirmam que o nível de maturidade das crianças e a sua capacidade de adquirir sentido crítico dependem das circunstâncias culturais, económicas e sociais em que se desenvolvem.

Um programa de literacia sobre a publicidade como o Media Smart ajuda professores e pais a fornecer essas competências mais rapidamente e de forma mais eficaz. O programa  pretende ajudar as crianças a desenvolver capacidades de compreensão e interpretação da publicidade desde muito cedo. Os materiais do programa foram concebidos de forma a desenvolver as capacidades das crianças para ler, compreender, apresentar, discutir e escrever sobre anúncios em papel, bem como em imagem fixa e /ou movimento.

Acima de tudo o programa Media Smart é um método de ensino que os educadores (professores e pais) podem adequar de acordo com a sua vontade pessoal. Cada professor é livre de utilizar aquilo que lhe parece interessante ou adaptável à sua disciplina e pode mesmo estender a reflexão a casos com os quais as crianças são confrontadas diariamente.

Este programa está implantado no Reino Unido desde 2002 com reconhecido sucesso e foi adaptado para a realidade Portuguesa com o apoio de um Grupo de Peritos em diversas áreas.

*