Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Dirigentes
Dirigentes do IPVC tomam posse esta sexta feira, 15 de Outubro

Ministro da Educação da Guiné, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Director Geral do Ensino Superior marcarão presença

Os dirigentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] tomam posse na próxima sexta-feira, dia 15 de Outubro, pelas 11h00, no Auditório Prof. Lima de Carvalho (ao Jardim D. Fernando). Manuel Heitor, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidirá esta cerimónia. Artur Silva, Ministro da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Guiné-Bissau, e António Mourão Dias, Director Geral do Ensino Superior, marcarão também presença no acto.

Relembre-se que o Presidente da instituição, Prof. Rui Teixeira, foi reeleito com expressivos 82% dos votos favoráveis do Conselho Geral.

Assim tomarão, também, posse os Vice-Presidentes Carlos Rodrigues e Nuno Brito, bem como os Directores e Subdirectores das cinco Escolas de Ensino Superior do IPVC. Os Directores são: Luísa Neves (Escola Superior de Educação - ESE), Jorge Agostinho (Escola Superior Agrária – ESA), Manuela Vaz Velho (Escola Superior de Tecnologia e Gestão - ESTG), João Paulo Vieito (Escola Superior de Ciências Empresariais - ESCE), e Mara Rocha (Escola Superior de Saúde – ESS). Os Subdirectores que tomarão posse são: Teresa Gonçalves (ESE), Ana Paula Vale (ESA), Rosa Venâncio e Francisco Miranda (ESTG), Luís Barreto (ESCE) e Aurora Pereira (ESS).

Aumentar o papel do IPVC como um dos agentes promotores de conhecimento e desenvolvimento da região é um dos grandes objectivos do Prof. Rui Teixeira.

A título de exemplo, da capacidade do IPVC no desenvolvimento de projectos de grande impacto e utilidade para a região, o Prof. Rui Teixeira apontou a rede de fibra óptica no Alto Minho, investimento de vários milhões de euros promovido pela Comunidade Intermunicipal Minho e Lima, e no qual o IPVC foi capaz de elaborar todos os estudos técnicos e desenvolver todos os passos até aos concursos internacionais e ao surgimento da Minhocom.

“Para o exterior e para a comunidade queremos manter o papel que temos vindo a ter ao nível do ensino superior em Portugal”, disse o Presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira que é também, actualmente, Vice-Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Presidente da Associação de Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), ocupando igualmente funções na organização das Applied Sciences Universities.

Embora não esteja completamente definido o modelo, “existe a pretensão de criar um centro de interesses do IPVC constituído por ex-alunos, empresas, jornalistas, entre outros, que seja capaz de gerir interesse da instituição para a própria comunidade”, avançou o Prof. Rui Teixeira. O papel do IPVC seria “o de criar condições para o seu surgimento, criar condições logísticas para o seu funcionamento, mas com orientação sem qualquer influência do Instituto”.

Objectivo que poderá ser alcançado neste mandato é o da construção do novo edifício de ensino superior em Melgaço, localidade onde é ministrada a licenciatura de Desporto e Lazer. “O sucesso do curso e a sua atractividade, as infra-estruturas de que dispõe através do centro de estágios de Melgaço e o conjunto de professores de alto nível, com doutorados na Austrália e na Europa” permitiram o surgimento desta empreitada. A construção do edifício poderá, segundo o Prof. Rui Teixeira avançar ainda este ano, pois “o projecto está pronto e o financiamento está bem encaminhado”.

Também de imediato, o IPVC irá “iniciar uma actividade, com carácter regular, vocacionada para uma faixa etária para a qual não tínhamos nada e que tem necessidades crescentes. Os cidadãos com mais de 60 anos”, salientou ainda.

A nível interno continuar-se-á o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que permitiu uma oferta formativa de elevada qualidade em todos os seus níveis, a obtenção do certificado de qualidade, a melhoria das condições de ensino e o alcance do objectivo do número de docentes com nível de doutoramento.

Publicado em 13 de Outubro de 2010

*  
*