Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Solidariedade entre Gerações

SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES EM DEBATE NO POLITÉCNICO DE VIANA

O futuro da Segurança Social será nesta iniciativa analisado por Edmundo Martinho, Presidente do Instituto da Segurança Social, IP – Lisboa

“Tendo em consideração os dados divulgados por fontes nacionais e internacionais, a estrutura etária da população portuguesa continuará a sofrer alterações nos próximos anos, sendo previsível que a população idosa ultrapasse em número a população jovem, entre 2010 e 2015” comenta Alice Bastos, Coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social do Politécnico de Viana.

Estes indicadores revelam claramente a tendência de envelhecimento da população portuguesa, à semelhança das mudanças demográficas que ocorrem na Comunidade Europeia e EUA”, explica ainda a propósito da temática do envelhecimento da população. “De acordo com as mesmas fontes, prevê-se que em 2050 a população idosa portuguesa (com 65 ou mais anos) seja superior a 3 milhões, ou seja 37 % da população terá nessa altura 60 ou mais anos e 26 % da população com mais de 80 anos”.

Assim, no dia 26 de Março, às 09h30, o Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC] será palco do 1º Seminário do Ciclo de Seminários Aprofundados em Gerontologia Social Aplicada, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Gerontologia Social.

Este primeiro Seminário, intitulado  “Solidariedade entre Gerações e Longevidade: O Futuro da Segurança Social”, será dinamizado pelo Dr. Edmundo Martinho, Presidente do Instituto da Segurança Social, IP – Lisboa.

Estes seminários visam discutir os fundamentos, as evidências empíricas e a prática gerontológica uma vez que, como defendem alguns especialistas, esta prática se baseia na avaliação e intervenção (o equivalente médico do diagnóstico e tratamento). E se no caso do médico a satisfação com os resultados pode ser um factor a considerar, na prática gerontológica procura-se contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população mais envelhecidas, desenvolvendo um conjunto de serviços especializados.

Brevemente, serão anunciados novos temas deste Ciclo de Seminários relacionados com a Gerontologia Social, e que contam com a presença de renomados oradores especialistas na área.

Recorde-se que a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana, para além da Licenciatura em “Educação Social Gerontológica”, ministra mais três cursos deste grau de ensino, a saber “Desporto e Lazer” (a funcionar no pólo de Melgaço), “Educação Básica” e “Gestão Artística e Cultural”.

Em termos dos Mestrados disponibiliza uma oferta formativa com treze cursos, entre os quais figura o de “Gerontologia Social”, sendo que os quatro outros cursos deste nível de ensino são especialmente vocacionados para a área da docência, aguardando agora, esta Escola Superior, a aprovação de uma nova proposta de curso do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, em “Educação - Tecnologias de Informação e Comunicação”, revelou por fim a Directora da Escola, Luísa Neves.

 

Publicado em 21.03.2011

*