Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Praça com bancos

Arte Pública de José de Guimarães na Oficina Cultural do IPVC

Inauguração da exposição acontece dia 15 de Maio, Dia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Depois de celebrar o seu terceiro aniversário a Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] traz a Viana do Castelo um dos nomes incontornáveis da arte portuguesa: José de Guimarães.

A exposição, “Arte Pública”, será inaugurada no próximo dia 15 de Maio, dia do IPVC, pelas 14.30h no Edifício do Centro Académico (ex-BC9).

Esta exposição integra-se na linha programática da Oficina Cultural que, através de grandes exposições com nomes de maior relevo nacional, se torna num projecto inovador ao nível do ensino superior: “O trabalho de José de Guimarães está também intimamente ligado ao design, uma das áreas importantes da formação do IPVC e por isso é uma excelente referência para os nossos alunos que assim podem ficar em contacto com a sua obra”, disse o Presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira.

Da mesma forma, a Oficina Cultural apoia novos valores que assim têm oportunidade de percorrer o mesmo espaço onde grandes vultos da arte expõem. Esta aposta no movimento cultural da região da OC-IPVC tem vindo a ter um reconhecimento público cada vez maior passando já as barreiras naturais da região. A sua mais valia fez com que passasse a ser uma das co-organizadoras do evento “Arte na Leira” que anualmente se realiza em Caminha e que é um dos eventos referência em Portugal.

A Oficina Cultural “é um espaço – não somente físico – que tem permitido o contacto com várias correntes artísticas de nomes reconhecidos na arte, tanto na região, como nacionalmente e internacionalmente, como é o caso de José de Guimarães”, relembrou o Prof. Rui Teixeira.

“Desde sempre tivemos a preocupação de envolver a sociedade que nos rodeia neste projecto e temos noção que temos também de contribuir, a este nível, para a divulgação da arte. Por isso é uma enorme honra termos esta exposição patente que, creio, irá atrair milhares de visitantes ao longo da mostra”.

IPVC edita livro sobre a “Arte Pública” José Guimarães

O IPVC, através da Fundação Fernão Magalhães, está a preparar o lançamento do livro: “José de Guimarães e o mundo: Arte Pública” que entrará no circuito comercial nacional, permitindo assim o acesso generalizado à obra do artista.

“A intenção foi a de revelar o percurso que José de Guimarães efectuou até à data no domínio da Arte Pública e que passa por obras patentes em vários países como a China, México e Alemanha, citando apenas alguns”, revelou Diogo Moreira, Administrador dos Serviços de Acção Social e responsável pela Oficina Cultural do IPVC.

“É acima de tudo o reconhecimento do valor enorme da obra de José de Guimarães e, simultaneamente, o preenchimento de uma área editorial ainda com poucas publicações – a arte pública – que deve ser valorizada”, afirmou ainda.

*  
*