IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2018| Jornadas de MTE
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Jornadas de Mecânica e Tecnologias da Energia

Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia da ESTG-IPVC terminam com balanço positivo

Mais de 150 participantes estiveram reunidos na edição de 2018 das Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), entre os quais estudantes, alumni, visitantes, docentes, investigadores e profissionais e empresas de referência no setor.

A quarta edição do certame decorreu na passada terça-feira, dia 20 de março, e é uma iniciativa conjunta das licenciaturas de Engenharia Mecânica (EM), Engenharia Mecatrónica (EMeca) e Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis (ESER), e ainda dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) de Manutenção Mecânica (MM), Mecatrónica (Meca) e Eficiência Energética nos Edifícios (EEE).

A excelência das comunicações apresentadas pelos sete oradores convidados e a variedade de temáticas abordadas nas palestras em muito contribuíram para o sucesso destas jornadas, e para a satisfação dos participantes, que puderam ter uma visão alargada, prática e multidisciplinar das saídas profissionais das áreas de Mecânica e Tecnologias de Energia.

A sessão de abertura foi presidida por Rui Teixeira, Presidente do IPVC, e contou com a participação de Arlete Carvalho e Paulo Costa, Coordenadores das licenciaturas de EM, EMeca e ESER, e ainda de António Labrincha, Duarte Alves e António Curado, Coordenadores dos CTeSP de MM, Meca e EEE.

O presidente do IPVC apontou “um futuro promissor” para os profissionais que vão atuar nas áreas da Mecânica e das Tecnologias de Energia, incentivando os alunos a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e competências técnicas para enfrentarem com confiança os constantes desafios do mercado de trabalho.

As IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia contaram com a participação de 7 empresas/instituições I&D, promovendo assim uma aproximação do meio académico ao meio empresarial.

Filipe Lopes, da EFACEC, uma empresa de referência no setor energético português, foi o primeiro orador a pisar o palco do Auditório Francisco Sampaio, com uma comunicação sobre “Smart Grids”. A empresa é pioneira em projetos de redes inteligentes em Portugal, e tem vindo a ampliar e a desenvolver o seu portefólio de produtos, particularmente no âmbito da automação das redes de distribuição. Seguiu-se João Oliveira, da ASM Industries, empresa que detém a maior produtora portuguesa de torres eólicas, a ASM Energia, com uma palestra sobre “Produção de Torres Eólicas”. A empresa tem vindo a apostar na inovação tecnológica e é a única que produz estruturas para utilização offshore (ou seja, em pleno mar). A moderar este painel estiverem os docentes Paulo Costa e João Abrantes, da ESTG-IPVC.

O último painel da manhã contou a presença de Jorge Facão, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), um centro de investigação de I&D que se dedica, entre outras atividades, à realização de ensaios de coletores e sistemas solares térmicos, com a preocupação de dar apoio à indústria nacional na questão do aproveitamento térmico da energia solar. Na sua comunicação, o palestrante abordou os diferentes tipos de ensaios de sistemas solares térmicos realizados no LNEG. Licínio Lima, da BWViV, uma empresa que se dedica à prestação de serviços de manutenção e reabilitação de instalações e equipamentos, integrou o mesmo painel com uma comunicação sobre “Instalação de Soluções de Tratamento de Ar em Edifícios”. O orador enfatizou a importância da instalação de sistemas de ventilação interior que garantam a segurança, ao nível da saúde, dos ocupantes de espaços residenciais, comerciais e industriais. Duarte Alves e António Curado, professores da ESTG-IPVC, foram os moderadores do painel.

Ao início da tarde, António Labrincha e Manuel Ribeiro, docentes da ESTG-IPVC, estiveram a moderar um painel que integrou três comunicações, e que trouxe à escola dois ex-alunos de engenharia no papel de oradores. Ventura Correia, da ECCO, uma marca internacional dinamarquesa que se dedica à criação e confeção de sapatos de grande qualidade, falou sobre o uso de software “CAD-CAM” na criação e desenvolvimento de produtos na indústria do calçado. Um pouco mais tarde, Raúl Alves, ex-aluno da ESTG-IPVC a exercer funções na EDAETECH, uma empresa que atua no desenvolvimento, ensaio e fabricação de protótipos e produção de pequenas séries de componentes metálicos para a Indústria Automóvel, abordou a temática “Maquinação de Peças por Eletroerosão de Fio”. Pedro Gravato, outro ex-aluno, regressou à ESTG-IPVC para falar sobre “Reparação e Construção Naval”. O orador integra a empresa West Sea Viana Shipyard, um estaleiro naval, localizado em Viana do Castelo, com capacidade para projetar, construir, converter e reparar navios sofisticados, de diferentes tipos, até 37 mil toneladas.

As jornadas terminaram com a assinatura de um protocolo entre a ESTG-IPVC e a empresa West Sea Viana Shipyard, instituições representadas, no ato de assinatura, por Joana Santos, Diretora da escola, e Pedro Duarte, Administrador da empresa.

O balanço final foi muito positivo e foi alcançado o objetivo de envolver as dezenas de alunos que integram as licenciaturas de EMeca, EM e ESER, e os CTeSP de MM, Meca e EEE.

Publicado em 22.03.2018


IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia
IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia IV Jornadas de Mecânica e Tecnologias de Energia
 
Menu Secundário
*  
*  
*  
*  
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.