Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Moçambique
Moçambique em destaque na ESE-IPVC

Moçambique vai estar em destaque a partir de hoje na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), através de uma iniciativa do Gabinete de Estudos para Educação e Desenvolvimento (GEED), que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A iniciativa, denominada "Moçambique - Um elo no passado, uma ponte para o futuro", será marcada por uma exposição temática de fotografia e uma conferência, ambas a realizar nas instalações daquela Escola de Ensino Superior.

Segundo Júlio Santos, responsável pelo GEED,"esta acção tem como objectivo divulgar um conjunto de fotografias do Norte de Moçambique, que documentam e ilustram os elos da cultura moçambicana com a cultura portuguesa num passado ainda recente, assim como a potencialidade deste país em construir o seu próprio desenvolvimento, através por exemplo do turismo."

A exposição que revisita locais de Moçambique como Cabo Delgado, Pemba e Nampula é inaugurada hoje, estando patente até ao próximo dia 24 de Novembro.

No dia 21 deste mês, a organização proporciona o relato da experiência de Francisco Rocha, a trabalhar em Pemba, na conferência que decorrerá a partir das 18 horas também na ESE-IPVC.

"As fotografias são da autoria de Francisco Rocha, cooperante da Suécia em Moçambique, e responsável pela cooperação sueca na província de Cabo Delgado, com particular vocação para trabalhar nesta área", avançou Júlio Santos. Adianta ainda que este "evento terá ainda um momento musical, com música tradicional de Moçambique, melodizado através de um instrumento típico deste país - o "mbira" - pelo artista moçambicano Nharira".

O responsável pelo GEED explica a atenção dada a este país lusófono: "… por se tratar de um País dos PALOP, País Africano de Língua Oficial Portuguesa".

"A organização deste evento surgiu da ligação que tivemos com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, através de um convite por parte do responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Arnaldo Ribeiro", referiu ainda Júlio Santos.

*  
*  
*