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Imagem do Seminário
Seminário “Escritas e Mobilidades: perspetivas didáticas”

No dia 5 de janeiro decorrerá no Anfiteatro da ESE-IPVC o seminário “Escritas e Mobilidades: perspetivas didáticas” que a Biblioteca da Escola Superior de Educação organiza em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas.
 

Público

Esta reunião científica tem como público de primeira linha os docentes e os alunos do primeiro e segundo ciclos de estudos, em particular, e estudantes de Educação Básica. Também está dirigida a licenciados em história, geografia, português e ao público em geral, estando por isso aberta a quem desejar assistir às várias sessões que ocorrem durante a manhã e a tarde do dia 5 de janeiro.
 

Objetivos
- Divulgar escritas oficiais, públicas, privadas e pessoais e dar a conhecer os perfis didáticos para o ensino no primeiro e segundo ciclos de estudo;
- Sensibilizar para a recolha e preservação de escritas familiares produzidas em contextos de mobilidade social, cultural, demográfica e em cenários bélicos;
- Conhecer práticas sociais da escrita e avaliar o papel da história social da cultura escrita no ensino;
- Refletir sobre as redes de mobilidade Portugal/Brasil, realçando as tensões e frustrações, contactos mantidos, vínculos rompidos, retornos e possibilidades de reencontros.
 
Escritas e Mobilidades
As escritas oficiais, públicas, privadas e pessoais são fontes que importa explorar numa perspetiva didática e no âmbito das mobilidades, sejam migrações de pequena ou longa distância ou até deslocações para cenários de guerra. Alguns destes quadros inserem-se no florescimento da História Social e Cultural que, no Ocidente, conduziu a uma crescente valorização dos testemunhos escritos pessoais e contribuiu para o conhecimento das práticas sociais da escrita, domínio onde cabe destacar o trabalho desenvolvido pela chamada história social da cultura escrita, que os reconhece como fontes históricas. Nesta reunião científica pretende-se agregar investigadores de várias instituições do ensino superior portuguesas e brasileiras, especialistas em áreas da história da cultura, da educação, da linguística e das mobilidades, no sentido de se refletir sobre abordagens didáticas proporcionadas por tais fontes. Escritas do poder, familiares, da igreja e da cultura, ordinárias, privadas, do foro íntimo e da guerra colonial, produzidas desde a Idade Média até ao século XX, estarão no centro da análise e discussão neste seminário que a Biblioteca da Escola Superior de Educação organiza em parceria com o DCSH.
A partir dos palcos da guerra colonial, cruzando sensibilidades transversais a todas as classes sociais, os de cima e os de baixo, as correspondências de militares permitem novas perspetivas sobre as imagens da cultura bélica de há meio século. Outros textos serão apresentados recorrendo-se à análise discursiva da documentação do arquivo de um homem de cultura popular e erudita, António Maria Mourinho. No âmbito das escritas familiares de setecentos, serão selecionados conteúdos didáticos sobre a importância e valor da escrita, estudo da geografia, clima, flora e fauna do Brasil setecentista, da história da expansão ultramarina portuguesa, do sistema de exploração através das capitanias, dos papéis e relações familiares partindo-se das correspondências entre membros de uma casa nobre. Ainda serão apresentadas perspetivas didáticas e possibilidades de pesquisa que integram um conjunto de cartas existentes em arquivos portugueses e brasileiros, onde se destacam as migrações entre as duas margens do Atlântico para análise e discussão de vínculos organizados em torno de redes de sustentação nos países de saída e de acolhimento, os sonhos e expectativas construídos nesses processos, as tensões e frustrações, contactos mantidos, vínculos rompidos, retornos e possibilidades de reencontros. Outras intervenções recorrem a fontes variadas, desde cartas de foral a escritos monásticos, histórias de vida ou a escritas sobre a escola nos séculos XIX e XX.
Estas narrativas pedagógicas serão discutidas como matérias para uma didática da história nos cursos de Educação Básica.
 
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