Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Arte na Leira
IPVC participa na “Arte na Leira”

Instituição exporá pinturas e trabalhos de design de alunos e docentes

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] estará presente na próxima edição da exposição "Arte na Leira". Aquela mostra que se realiza pelo nono ano consecutivo, conta, assim, pela primeira vez com a presença do IPVC, o que o presidente desta instituição, Prof. Rui Teixeira, considera um “encontro natural apadrinhado pela Oficina Cultural”.

 A “Arte na Leira” decorre entre os dias 14 de Julho e 5 de Agosto, na Casa do Marco, em Arga de Baixo - Caminha, acolhendo trabalhos de 81 artistas nacionais e estrangeiros. Pintura, Escultura, Desenho, Fotografia, Cerâmica, Ourivesaria, Vidro, Moda e Mobiliário serão as diferentes áreas a apreciar.

Nesta mostra o Instituto Politécnico terá um espaço onde exporá pinturas e trabalhos de design de alunos e docentes da instituição. Algumas dessas peças estiveram patentes na exposição “Design de Excelência - 10 anos de Design no IPVC”, promovida pela Oficina Cultural  que constituiu uma pequena mostra de trabalhos de designers, antigos alunos dos Cursos de Design do Produto e Paisagismo desta instituição, muitos deles premiados no nosso país e internacionalmente, estando inseridos no mercado do trabalho em entidades ou em empresas criadas por si ou como freelancers.

Referindo-se à participação do IPVC na exposição, Rui Teixeira, relembra que “o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] chega à Arte na Leira na sua nona edição. É uma história comum. Como uma criança, o IPVC, nos seus vinte anos, cresceu e desenvolveu-se. Construiu os seus edifícios, formou os seus docentes e não-docentes, desenvolveu as suas áreas e dispositivos de formação. Formou entretanto quase 10 000 pessoas em muitas áreas do saber e das profissões. É hoje uma Instituição com qualidade e com um caminho preciso: deseja, cada vez mais, ser socialmente útil pela sua acção nas áreas que lhe são próprias - a cultura, o conhecimento e a formação com valores”. Por outro lado, “a Arte na Leira (isto é, o Mário Rocha) há oito anos que inquieta a Serra da Arga (a região e o país), como é sua função e tão bem sabe fazer”, considera, ainda, Rui Teixeira revelando que “poucos dias foram suficientes para que o Artista intuísse da vontade de ‘inquietar' que a Instituição quer ver presente no perfil dos seus alunos e formados, juntando-se assim vontades”.

Recorde-se que Mário Rocha foi o pintor convidado para a inauguração da Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a funcionar no Centro Académico da instituição, no antigo BC9. Assim sendo, Rui Teixeira não tem dúvidas: “A Oficina Cultural do IPVC apadrinhou este reencontro”.

*