Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Diploma IPVC
Instituição

O IPVC e a Região
Criado em 1980 por Decreto-Lei 303/80 de 16 de Agosto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as actividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais. O IPVC tem como objectivo prosseguir, através das suas Escolas, a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade, realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão e cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial, numa perspectiva de permanente diálogo e valorização recíproca.

Presidência e Serviços Centrais
A Presidência e os Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo estão sedeados, actualmente, numa casa secular da cidade, conhecida como Palácio Rego Barreto, imóvel de traça setecentista, outrora residência senhorial, tendo recebido, desde o final do século XIX, sucessivos estabelecimentos escolares.

Oferta Formativa: um pacto com Bolonha
Na rede do Ensino Superior do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é a entidade que dispõe de maior oferta formativa.

Ministra, para além de Cursos de Especialização Tecnológica [CET], cursos superiores, entre os quais, Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados (vários em cooperação com universidades estrangeiras e nacionais), através das cinco Escolas Superiores que integra:

Escola Superior de Educação (Viana do Castelo)
Escola Superior Agrária (Ponte de Lima)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo)
Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença)
Escola Superior de Saúde (Viana do Castelo)
Escola Superior de Desporto e Lazer NOVA (Melgaço)

Uma aprendizagem activa
O IPVC propõe-se a criar nos estudantes hábitos de raciocínio e de trabalho, gosto pelo estudo e imaginação científica e técnica, para além de acrescer a capacidade de trabalhar colectivamente, desenvolvendo valores éticos, bem como as capacidades pessoais e intuitivas e um sentido crítico perante o fluxo de informações.

A formação baseia-se numa forte aprendizagem interactiva com uma crescente utilização de estudos de casos reais, o que permite aos estudantes a melhor compreensão da realidade social e do funcionamento dos fenómenos culturais e sociais.

A qualificação do Corpo Docente das suas Escolas é uma das prioridades do IPVC. Actualmente, o Corpo Docente é constituído maioritariamente por Doutores e Mestres, encontrando-se os restantes Docentes em processo de formação avançada.

A aposta em ID&T e em Projectos
Uma forma de diferenciação e de consolidação do IPVC é a sua preocupação constante na qualidade, quer de formação, quer de infra-estruturas, em detrimento do simples crescimento. Para além das actividades de ensino/aprendizagem, que constituem o seu principal objectivo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolve, ainda através das suas Escolas Superiores, outras acções nos domínios investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à comunidade, constituição de parcerias nacionais e internacionais e outras acções de índole cultural.

A criação, em 2006, da Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento é a face mais visível do enorme esforço que o IPVC se encontra a desenvolver na aproximação às empresas e à comunidade em geral.

Apesar da sua ainda curta existência, são já inúmeros os Projectos desenvolvidos por esta oficina, quer nacionais, quer internacionais, muitos dos quais coordenados pelo IPVC.

Destes destacam-se projectos internacionais coordenados na área de e-Learning, Fibra Óptica ou de Inovação para o Comércio Tradicional, bem como de projectos nacionais na área dos Sistemas de informação Geográficos, Tecnologias de Informação e Comunicação, Materiais Cerâmicos, fomento de inovação para as PME, entre outros.

De referir que em áreas como as redes de fibra óptica ou Sistemas de Informação Geográficos, o IPVC tem assumido um papel de liderança tecnológica, conseguindo, por exemplo, criar a primeira rede de fibra óptica numa cidade portuguesa para fins não comerciais e o mais potente Sistema de Informação Geográficos transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

O Empreendedorismo é outra área em que o IPVC aposta fortemente. Para além de coordenar o Poliempreende, concurso que fomenta o empreendedorismo no Ensino Superior Politécnico, o IPVC participa numa incubadora de base tecnológica nos Arcos de Valdevez em conjunto com os seus parceiros regionais.

Alianças Interinstitucionais e Internacionais
São celebrados convénios e protocolos de cooperação interinstitucional com Universidades e Instituições nacionais e estrangeiras, com Unidades Empresariais, Associações e Autarquias.

Inúmeros Congressos e Seminários são organizados, projectados e desenvolvidos pelas Escolas com o apoio de entidades públicas e privadas.

A nível internacional, e tendo em vista o intercâmbio sociocultural, científico e técnico, desenvolve-se ligações com universidades estrangeiras através de vários Programas de Cooperação Internacional – Programas Sócrates/Erasmus, Sócrates/Comenius, Leonardo da Vinci e Tratado de Windsor. Até ao momento, existem já acordos com mais de 70 Universidades estrangeiras.

Os novos desafios resultantes da globalização conduzem o IPVC a uma adaptação à realidade e à dinâmica das novas sociedades, num espaço de crescente intercomunicação e sofisticação de mercados.

Património Histórico e Arquitectónico
A nível das estruturas físicas, o IPVC é detentor de um património histórico e arquitectónico considerável.

As infra-estruturas de que dispõem as várias Escolas variam entre estabelecimentos edificados em espaços seculares e de valor patrimonial e edifícios modernos, ambos os géneros apetrechados de sofisticado material tecnológico e equipamentos vários, de vanguarda, proporcionando um ensino em consonância com as exigências do mercado de trabalho.

Biblioteca Central, ex-Libris da cidade
Como estrutura de apoio ao Ensino destaca-se a Biblioteca Barbosa Romero, inaugurada em 2001, cuja sala principal tem capacidade para 320 pessoas e ainda um Complexo Desportivo que se encontra em fase de instalação, com dois campos de jogos e respectivos balneários, em funcionamento, prevendo-se que estejam concluídos até 2008 uma pista de atletismo, um campo de futebol e um pavilhão polidesportivo.

Os Serviços de Acção Social no apoio aos alunos
Também ao nível da Acção Social, o IPVC é uma referência em Portugal. Os Serviços de Acção Social [SAS] constituem mais uma unidade orgânica, tendo como principais objectivos proporcionar melhores condições de estudo mediante a prestação de serviços e a concessão de apoios a estudantes, tais como a atribuição de bolsas de estudo, o acesso à alimentação em cantinas e bares, o alojamento e a promoção de actividades culturais e desportivas e o apoio médico e psicológico.
O IPVC tem Residências para os seus Estudantes com capacidade total de 420 camas. A nível nacional, o IPVC é uma das instituições com maior número de camas (relação estabelecida entre população académica e n.º de camas).

Associações de Estudantes: as bússolas dos Estudantes
As Associações de Estudantes das Escolas Superiores do IPVC colaboram na integração e na motivação dos estudantes, fomentando o gosto pelas respectivas Escolas.

Centro Desportivo e Oficina Cultural
Ainda enquadrados nos Serviços de Acção Social estão o Centro Desportivo e a Oficina Cultural que promovem junto da Comunidade Académica, quer a prática da actividade desportiva, quer a Educação artística, através do desenvolvimento da continuidade de diversas actividades.

Comemoração Institucional
O dia do Instituto é celebrado anualmente no dia 15 de Maio. Na Aula Magna do Auditório do IPVC, realiza-se a sessão solene de entrega de cartas de curso, precedida por uma “Lição de Sapiência” proferida por um convidado de reconhecido mérito.

Para os Estudantes e respectivas famílias, este é um momento de grande alegria e orgulho.

Última atualização desta página: 16.02.2012

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*