Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Mestrados

Mestrados do IPVC com certificado de qualidade internacional

Após a certificação internacional do processo de formação ao nível dos cursos de Licenciatura, no passado ano lectivo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] acaba de renovar e alargar o certificado de Gestão da Qualidade Internacional ao nível de todo seu âmbito de formação superior, passando a abranger também os cursos de Mestrado.

A instituição detém cerca de vinte e cinco cursos deste grau académico, encontrando-se a aguardar aprovação de mais quatro cursos de Mestrado. Este ano, está prevista a abertura de quatro novos Mestrados entretanto já aprovados.

“O IPVC pretende proporcionar uma formação superior multidisciplinar, fomentando o desenvolvimento da população e, consequentemente, das actividades exercidas na região” comentou o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Prof. Rui Teixeira “Num mercado globalizado, qualquer organização que queira ser competitiva, ou líder de mercado, tem cada vez mais necessidade de encontrar formas de gestão que lhe permitam responder adequadamente aos novos desafios impostos. Um conjunto de ferramentas e metodologias sustentadas numa política de Melhoria Contínua da Qualidade é essencial na resolução desta exigência”, referiu, ainda, a propósito desta nova conquista.

O Certificado da Qualidade já obtido no passado ano lectivo pelo IPVC recaiu sobre as suas actividades “no âmbito da formação superior, a nível de licenciatura, nas áreas científicas ministradas nas suas cinco Escolas Superiores, a saber, a de Educação, a Agrária, a de Tecnologia e Gestão, a de Saúde e a de Ciências Empresariais; e ainda, dos seus Serviços de Acção Social; e na área da elaboração e desenvolvimento de estudos e projectos”, adianta a propósito, o Vice-Presidente e responsável máximo pelo Sistema de Gestão da Qualidade do IPVC, Nuno Brito.

Agora com os Mestrados também incluídos no âmbito da certificação, fica “patente a garantia da qualidade da formação ministrada do IPVC, tendo uma maior validade, também a nível internacional, e, por outro lado demonstra a qualidade do corpo docente do IPVC e das condições que existem na instituição”, comenta Nuno Brito, “tornando-se o IPVC o primeiro estabelecimento de ensino superior em Portugal em que todas as suas Escolas Superiores têm o processo de formação em licenciaturas e mestrados certificado, assim como o de investigação, prestação de serviços e os Serviços de Acção Social”, conclui.

O processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) iniciou-se em 2006, mas teve o seu ponto alto no último ano. Estiveram directamente envolvidas cem pessoas e, indirectamente, todos os colaboradores do IPVC. O processo beneficia agora cerca de cinco mil pessoas, entre alunos, docentes e não docentes da Academia de Viana do Castelo.

*