Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Serviços Centrais

POLITÉCNICO DE VIANA EM MISSÃO NOS PALOP: CABO VERDE E GUINÉ BISSAU

> A construção de uma Escola Superior de Educação na Guiné Bissau e a promoção do empreendedorismo em Cabo Verde são dois principais acontecimentos em agenda nesta semana
>> Presidente do Politécnico de Viana tem reunião agendada com o Ministro da Educação Guineense, entre outros dirigentes governamentais do país

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se, desde segunda-feira, e até este sábado, 09 de Abril, simultaneamente na Guiné Bissau e em Cabo Verde, através do seu Presidente, Prof. Rui Teixeira, e do seu Vice-Presidente, Prof. Nuno Brito, respectivamente.

A visita do Prof. Rui Teixeira, Presidente do Politécnico de Viana, à Guiné Bissau, tem como principal objectivo dar seguimento às conversações sobre o processo de construção de uma Escola Superior de Educação naquele país, tendo agendada uma reunião com o Ministro da Educação, o Embaixador de Portugal e o Governador de Gabú. Neste Encontro marcarão também presença a Prof. Luísa Neves, Directora da Escola Superior de Educação do IPVC e o Prof. César Sá, Docente do IPVC e responsável pelo projecto de construção da Escola.

Recorde-se que o Politécnico de Viana foi o parceiro escolhido pelo Governo da Guiné-Bissau para colaborar na instalação da Escola Superior de Educação daquele país, a ser integrada na Universidade Amílcar Cabral no âmbito do plano de reestruturação do ensino superior em curso.

No âmbito desta colaboração, o Ministro da Educação Nacional, Cultura e Ciências da Guiné-Bissau, Eng. Artur Silva, esteve em Portugal em Março do ano lectivo passado, numa visita ao IPVC, tendo-se reunido com o Prof. Rui Teixeira, com o Governador Civil e o Presidente da Câmara Municipal de Viana.

“Este encontro serviu para ultimar a forma como serão implementadas as acções a desenvolver naquele país, sendo que o IPVC irá colaborar na estruturação da orgânica e no desenvolvimento de conteúdos técnico-científicos”, revelou o Vice-Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

Para este responsável, este estreitar de relações é o resultado “do reconhecimento do trabalho que está a ser desenvolvido no apoio à formação e na cooperação e voluntariado que o IPVC tem levado a cabo através do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento [GEED] da Escola Superior de Educação deste Politécnico”.

Relembre-se ainda que a ESE-IPVC é responsável, na Guiné-Bissau, pelo projecto PASEG II, programa esse promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Publicado em 06.04.2011

*  
*