Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Imprensa

IPVC promove formação para profissionais da Comunicação Social

Apresentação

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] vai realizar uma acção de formação direccionada, principalmente, para os jornalistas e outros profissionais da comunicação social da região. A acção, que, no entanto, estará aberta à comunidade, limitada no número de inscrições, inicia-se em Maio, contando com formadores provenientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela e de profissionais da área, como é o caso de Sena Santos ou do departamento de infografia do jornal “Sol”.

A formação será composta por dez workshops que decorrerão à razão de um por mês, sendo que a formação se prolongará até Abril de 2010, com uma pausa no mês de Agosto.

Os temas dos workshops incidirão sobre as áreas de Comunicação Oral, Edição de Imagem, Criação de Páginas Web, Ilustração, Fotografia Digital, Infografia, Edição e Produção Áudio, Edição e Produção Vídeo, Comunicação Empresarial e Comunicação Colaborativa.

Os workshops realizam-se às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos Sábados, das 10 às 13h e das 14h às 19h, nas datas programadas (ver programa no menu lateral à direita desta página).

Segundo o presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira, a intenção foi a de, “também a este nível, esta instituição de ensino superior contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na região”. Este é “o papel que o Ensino Superior tem, hoje, de partilhar preocupações com a sociedade e valorizar profissionais, em diferentes áreas, para melhor servir a comunidade”, salientou ainda o Prof. Rui Teixeira.

Por seu turno, o vice-presidente do IPVC e responsável por esta acção de formação, Nuno Brito apontou “a valorização profissional” como a grande meta a atingir.

“As novas ferramentas e abordagens na comunicação social lançam novos desafios aos profissionais tornando assim pertinente este tipo de acções que promovem a aprendizagem ao longo da vida”, salientou ainda.

Os workshops recaem sobre temas que constituem as principais ferramentas utilizadas hoje em dia na comunicação social, “pelo que acreditamos que esta será uma formação extremamente válida, até pela qualidade dos docentes que virão ministrar os cursos”, disse ainda Nuno Brito, acreditando que ela poderá dar respostas à, cada vez maior “exigência de uma informação rigorosa e de fácil compreensão”.

Os workshops podem ser frequentados por outros profissionais que não jornalistas ou da área da comunicação social, como por exemplo docentes e assessores, mas num número limitado de vagas, sendo que as inscrições se encontram abertas, a partir de 11 de Maio de 2009

*  
*  
*  
*