IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2012| Projeto de Aluno destaca-se na Design Week
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Design Week

DESIGN IPVC EM ITÁLIA

Um xadrez criativo inspirado na Escola Bauhaus, a representar, em miniatura, os princípios básicos de design, mereceu projeção na “Palermo Design Week”

“Empreendedor, sociável, criativo, ambicioso (ao nível da minha futura profissão), comunicativo e otimista por natureza, responsável e exigente comigo próprio, o que me leva, por vezes, a ser demasiado perfecionista”, é como Ricardo Parente, que frequenta o 3º ano de Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], descreve em traços gerais a sua personalidade.

Ricardo Parente, de apenas 21 anos, desenvolveu um projeto que mereceu destaque num evento internacional em Itália, na cidade de Palermo, o “Design Week” que decorreu na primeira semana de julho.

O seu original Xadrez, sob o tema "Progetto Re-Design Bauhaus Chess Set", esteve em exposição, a convite de um Docente da Universidade daquela cidade. “Desenvolvi este trabalho durante a minha estadia de ERASMUS na Universidade de Palermo” diz Ricardo Parente, a propósito do seu plano de estudos que teve a duração de cinco meses “no âmbito da disciplina de Teoria e storia del disegno industriale, orientado pelo Prof. Dario Russo”, esclarece ainda.

“Não posso deixar de manifestar o meu orgulho em saber que os nossos alunos demonstram as suas qualidades e conseguem obter resultados brilhantes fora da nossa Instituição", comenta a propósito de mais um sucesso dos seus alunos, Ermanno Aparo, Coordenador da Licenciatura em Design do Produto, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Este lançamento deveu-se ao seu esforço durante o seu percurso académico através do Programa ERASMUS, com a intervenção de Dario Russo, que, “decidiu dar-me esta grande oportunidade para expôr o meu xadrez”, revela.

“O concept deste projeto é interpretar e repensar um produto com um carácter histórico, integrando-se no presente, de modo a realçar o seu valor simbólico e fazendo com que adquira novos valores, utilizando um novo material, neste caso, o famoso “Bauhaus Chess Set”, realizado por Josef Hartwig, em 1923” explica.

“Este, é um dos produtos com maior importância histórica da escola Bauhaus, que demonstra, em miniatura, os princípios básicos de design lecionados na disciplina”, justifica Ricardo.

Josef Hartwig era o chefe da Oficina de Escultura e, como tal, rejeitou a ideia de usar figuras e preferiu criar peças de xadrez baseadas nas suas funções no tabuleiro, projetando assim, “one of the most perfect chess sets ever created (…) The beautiful chess pieces have clean modernist shapes in the typical constrained minimalist manner of the Bauhaus. The shape of each character corresponds to its movement.”, cita Ricardo a propósito do conceito adotado aquando do desenvolvimento do seu projeto.

“Assim, como exemplo, o Rei, é um cubo colocado diagonalmente sobre outro cubo maior, refletindo os movimentos da peça, visto que, ele pode mover-se limitadamente para qualquer direção. Já no caso da Rainha, que consegue movimentar-se para todo o lado, é representada por uma esfera”, descreve o jovem autor.

“Atualmente, a companhia suíça Naef produz este conjunto desde 1981”, revelou ainda.

Para o Ricardo, ter conseguido expor num evento desta dimensão ainda enquanto aluno, “para além de sentir honra e orgulho em poder participar, é muito gratificante ter-nos sido dada a possibilidade de pôr em prática as nossas capacidades criativas e empreendedoras” refere “o que nos leva a constatar que esse nosso empenho foi reconhecido e que o esforço no trabalho recompensa”.

Nesta sequência, e como projetos para o futuro, o Ricardo pretende “tirar o mestrado em Design Integrado no IPVC-ESTG. No entanto, gostaria de entrar o mais rápido possível no mundo do trabalho, pois sei o quanto é importante ter um contacto direto com as empresas nesta área, de modo a poder crescer como um profissional e deixar a minha marca pessoal no design português”, afirma com entusiasmo.

Sobre os seus passatempos preferidos, Ricardo, natural de Santa Maria Maior - Viana, com humor, confessa que “por muitos anos que passem, continuo um amante de jogos virtuais. Por outro lado, também gosto de aproveitar as potencialidades turísticas da nossa cidade, como ir à praia, passear e estar em contacto com a natureza”.

Publicado em 21.09.2012

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.