Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Tomada de Posse

Novos directores das Escolas do IPVC tomaram posse

Prof. Rui Teixeira: “Um dia importante para a história e, sobretudo, para a vida e futuro do IPVC”

Depois da introdução da nova lei e dos novos estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], os Directores das Unidades Orgânicas do IPVC, nomeados, tomaram posse, em sessão pública realizada no Auditório Prof. Lima de Carvalho, em Viana do Castelo. “Um dia importante para a história e, sobretudo, para a vida e futuro do IPVC”, considerou o presidente desta instituição, Prof. Rui Teixeira.

“O velho conjunto de leis do ensino superior que suportava o nosso modelo de organização institucional caiu gasto e, manifestamente, com uso excessivamente prolongado no tempo. Caiu pela sua desadequação, rigidez e incapacidade de criar soluções consentâneas às novas dinâmicas da vida das pessoas e das instituições”, referiu o presidente do IPVC.

“Iniciou-se, entretanto, todo o processo de aplicação da nova lei, incluindo a elaboração dos estatutos. A nova lei e os novos estatutos do IPVC facultam a construção de modelos organizacionais e soluções adequadas, mais racionais, progressivas e flexíveis, em todas as áreas da vida da Instituição”.

O sentido mais profundo dos novos estatutos, no entanto, é o de “unir a Instituição e os seus recursos num mesmo projecto, diverso e plural, ao serviço do qual se deve constituir uma equipa dirigente coerente com o projecto e coesa. Esse projecto há-de resultar, necessariamente, de uma liderança que encontre suporte e estimule a participação das comunidades, interna e externa, na sua construção, como condição do seu próprio sucesso”, salientou o Prof. Rui Teixeira relembrando que os “actuais estatutos reuniram uma grande consensualidade ao serem votados por dois terços da Assembleia Estatutária e são frequente referência de instituições congéneres e da tutela, por lhe reconhecerem sentido de modernidade e de futuro. Saibamos aproveitá-los.

A nomeação dos Directores das Escolas é uma competência estrita do Presidente, ouvido o Conselho de Gestão. “Em boa verdade, no entanto, estas nomeações resultam de um trabalho continuado na construção de nosso projecto institucional e de uma percepcionada consensualidade em redor destes nomes para o exercício destas funções”, afirmou o Presidente do IPVC agradecendo por isso a disponibilidade dos novos directores.

O Prof. Rui Teixeira salientou ainda que “Não importa apenas mudar. Importa, antes de mais, que as pessoas percebam o sentido da mudança e a assimilem. Nós queremos que a mudança necessária se faça com as pessoas e com a sua participação. Não pouparemos esforços nesta matéria, nem que isso custe tempo e recursos. Toda a mudança de funções, por exemplo, tem sido e continuará a ser feita com a participação das pessoas e acompanhada dos apoios que lhe possam tornar mais fácil este trajecto, como formação, por exemplo”.

Por isso a todos convida a assumir “uma atitude de confiança no futuro do IPVC, expressa, também, numa atitude positiva face à Instituição e empenho na melhoria da sua qualidade e funcionamento”.

Publicado em 28 de Outubro de 2009

Untitled Document Tomada de Posse 01
*  
*  
*  
*