IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2012| Alunos IPVC lançam “Design - Ready to Beauty”
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

“Design - Ready to Beauty”

ALUNOS DO POLITÉCNICO DE VIANA LANÇAM “DESIGN - READY TO BEAUTY”

> Exposição será lançada já no próximo dia 23 de abril e pretende relacionar design de experiência com design emocional
>> Projeto contou com a colaboração da Associação de Cabeleireiros de Portugal


“Desenvolver novos serviços, satisfazendo a exigência do indivíduo para encontrar uma nova identidade entre os novos cânones das belezas etérea e instantânea” é o contributo central do projeto “Ready to Beauty” desenvolvido por alunos finalistas de Design do Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC].

No âmbito da “MostraSign’12: arquitetura, design, artesanato e artes”, desenvolvida em parceria pelo Politécnico de Viana, pela Câmara Municipal de Viana, pela Associação Empresarial de Viana, a Exposição “Design – Ready to Beauty”, organizada em parceria com a Associação dos Cabeleireiros de Portugal, vai ser lançada no próximo dia 23 de abril, às 20h00, no Espaço Cultural do Centro Comercial Viana Shopping e estará patente até ao dia 07 de maio.

Aplicar as novas regras e novas maneiras de pensar, relacionadas com o design da experiência e o design emocional, proporcionando novos serviços que aumentem a relação que o utilizador tem com uma empresa, foi um dos objetivos que deu alento aos trabalhos destes alunos.
“A ideia académica que estes projetos pretendem alcançar é a de transmitir um novo ‘habitat’, aceitando os novos modelos comportamentais como uma nova linguagem, e por isso, projetando com eles”, comentou o responsável.
Segundo Ermanno Aparo, Coordenador do Curso de Design do Produto no Politécnico de Viana, “este projeto é fruto da ligação entre o mundo empresarial da região Norte de Portugal e a comunidade académica de Design deste Politécnico.”

Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Design em Empresas I, “o projeto encontra o seu natural ouvinte nas pequenas e médias empresas do âmbito dos cuidados estéticos, principalmente cabeleireiros mas também centros de belezas, beauty farms e centros de tratamentos estéticos”, explica Ermanno Aparo.

Nesse sentido, o “Ready to Beauty” contou com a colaboração de Maria do Céu Pita, na qualidade de Vice-Presidente da Associação de Cabeleireiros de Portugal (ACP) e Vice-Presidente da ‘Haute Coiffure Française’ “e de outros profissionais que se têm demonstrado disponíveis para entrevistas e para breves visitas dos alunos que trabalharam neste projeto”, adiantou ainda o Docente do Politécnico de Viana.

Como tal, os alunos de design foram desafiados a criarem novos cenários, “considerando que não é o utilizador que deve procurar o serviço, mas que é o serviço que chega até ao utilizador, sempre que ele quiser” revela Ermanno Aparo a propósito do projeto.

“Estes são lugares que acompanham a vida do indivíduo na contemporaneidade, ou seja, o “beauty service” manifesta-se como um serviço que existe, como e sempre que for necessário aparecer” acrescentou ainda.

Referindo-se à importância do projeto em termos de articulação com o mundo empresarial, Ermanno Aparo sublinha que “para que essas ações se concretizem, torna-se necessário encontrar parceiros que tenham a noção da importância do Design no desenvolvimento de projetos de investigação e de inovação, capazes de estimular a criação de novos cenários de produto/serviço. Por um lado, o design leva para o mundo empresarial o seu saber estratégico, por outro, as empresas emprestam ao Design a abertura para arriscar, inovando” explicou.

Por outro lado, “é fundamental a promoção de ações que relacionam o ensino do design com a profissão, proporcionando a criação de ações estratégicas portadoras de ‘in-puts’ de projeto, melhorando a vida das pessoas”.

De salientar ainda que “um dos pontos que proporcionou este trabalho académico foi a premissa de se desenvolverem novos concepts de produto e não de proporcionarem exercícios que poderiam confundir-se com prestações de serviços”, comenta o Docente.

O concept de base que proporcionou este projeto deu origem a um documento que foi aceite no 2º Congresso Internacional de Design e Inovação da Catalunha que decorrerá em Barcelona entre os dias 26 e 27 de Abril de 20012.

Este processo legitima e valida a metodologia de ensino/investigação do Design do Produto do Politécnico de Viana, que visa proporcionar momentos que complementam saberes e, simultaneamente, novos contextos projetuais e de inovação para a região.

Publicado em 17.04.2012

 
Menu Secundário
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.