Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Vários Objectos

Alunos de Design do Produto desenvolveram produtos para empresa nacional e empresa francesa

Dois alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], do curso de Design do Produto, desenvolveram, no âmbito de um estágio no INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, da Universidade do Porto -, vários artigos decorativos para a empresa “Freitas&Dores” em periférico de um computador que participou no “2008 DDM Competition”, competição organizada pela Society of Manufacturing Engineers, EUA. Desenvolveram ainda uma crematória exclusiva para um cliente francês.

Os alunos Vasco Sepúlveda e Hélder Faria, alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, realizaram o seu estágio na Unidade de Fundição e Novas Tecnologias, com a orientação do professor Jorge Lino, onde, durante três meses, desenvolveram várias actividades, sendo de destacar a concepção de 13 artigos decorativos em estanho, uma papeleira de escritório para separação de lixo e um periférico de computador.

“Para que a cooperação com a Freitas & Dores obtivesse sucesso foi necessário ter uma percepção do mercado dos produtos existentes, as capacidades produtivas da empresa, desenvolvendo um design funcional e surpreendente para os consumidores”, referiu Vasco Sepúlveda.

O desenho dos produtos teve em consideração estes aspectos e o resultado final alcançou grande sucesso, com os alunos a desenvolverem objectos decorativos para a casa, como castiçais, fruteiras, floreiras. Paralelamente, a empresa ainda viria a solicitar a concepção de umas crematórias exclusivas para um cliente francês.

“As tecnologias de Prototipagem Rápida de que dispõe o INEGI são tecnologias de ponta no processo de desenvolvimento do produto” refere Ermanno Aparo, Coordenador da Licenciatura em Design do Produto da ESTG-IPVC.

“Para os alunos o contacto com estas tecnologias é uma experiência óptima pois permite relacionarem-se com a indústria e materializarem as suas ideias e conceitos na criação de produtos inovadores que podem ser lançados na comercialização” referiu ainda Pedro Vasconcelos, Orientador dos estágios no INEGI, a propósito do contributo daquele período de trabalho no INEGI.

Recorde-se que desde 2001, e ao abrigo de um protocolo de cooperação, o INEGI tem vindo a receber alunos do IPVC para a realização de estágios curriculares com uma forte componente de aplicação prática em actividades de desenvolvimento de novos produtos, utilizando as tecnologias de prototipagem rápida e os processos de conversão existentes no INEGI.

Untitled Document
ecoponto
*  
*