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A ESCE Valença estimula o interesse da comunidade na área do Marketing
A ESCE Valença estimula o interesse da comunidade na área do Marketing

O Marketing tem sofrido ao longo da sua existência uma evolução em termos dos conhecimentos e práticas a si associados. Evolução que acompanha a dinâmica do meio envolvente que é determinada por um conjunto de factores de ordem social, económica, legal, tecnológica e política, e da interacção entre eles.

A partir da década de 50 surge a Pratica do Marketing segmentado. Este exige um conhecimento minimamente apurado dos consumidores, a fim de os agrupar segundo critérios previamente definidos. Com esta evolução,a Gestão da Marca, até ai apenas direccionada para o consumidor  médio (marketing de massas), começou a fazer-se  de acordo com princípios mais selectivos, incidindo apenas nos segmentos estrategicamente favoráveis e tornando esses segmentos os alvos  preferenciais da sua comunicação.

Mais tarde, a partir dos anos 80, a lealdade, a retenção de clientes e o valor do ciclo de vida do cliente tornaram-se métricas comuns para a gestão das marcas.

No entanto só com o aparecimento do marketing eletrónico, a partir dos anos 90, é que a questão do relacionamento vendedor-cliente passa a  assumir uma dimensão importante na gestão da marca. Esta mudança decorre no proprio desenvolvimento do marketing que encontra novas formas de dar resposta às exigencias do mercado, através do marketing de relacionamento e do marketing personalizado.

A evolução das Tecnologias de Informação contribuiram para modificações profundas nas atitudes dos consumidores, cada vez mais informados, participativos e atentos, e, por isso com mais poder. Fruto da evolução das Tecnologias de Informação, o marketing eletrónico teve como uma das principais consequencias o desenvolvimento do marketing directo. Este conceito que envolve práticas há muito utilizadas, nomeadamente por empresas confinadas a um número restrito de clientes, viu-se recriado em novas formas e estendido a marcas de grande consumo, com muitos clientes e colaboradores.

Hoje em dia, um cliente depara-se com  numerosas alternativas a um produto específico de qualidade reconhecida. De facto, a questão principal do marketing deixou der ser o produto, já que a tecnologia, em particular a Internet, veio reforçar a competição no mercado Global, onde pequenas e grandes empresas concorrem a par. Por outro lado, já não sai tão “caro” as consumidor mudar de fornecedor. Por vezes, basta um “click”

Ora, a marca pelo seu carácter distintivo, pode significar a mais-valia para outro produto ou serviço na obtenção de um preço prémio. Também, os clientes estarão dispostos a pagar mais pela comodidade que marca lhes concede , já que lhes poupa esforços na obtenção de informação sobre os produtos e serviços, bem como a necessidade de reconhecimento de outras marcas. Desta forma, a marca traz valor acrescentado para as empresas e clientes.

Toda esta dinâmica resultou em novos desafios e oportunidades para as marcas, desencadeando um ritmo competitivo veloz que produz uma forte pressão nas organizações, beneficiando os consumidores e, nalguns aspectos, a sociedade em geral. Por um lado, as marcas tiveram de regir, procurando novas formas de dar resposta às exigência do mercado. Por outro lado, as mesmas tiveram de se munir de ferramentas que permitiram melhorar a satisfação dos clientes, a sua lealdade e, consequentemente, levam ao aumento das vendas e do valor da marca.

Ciente da importância que a área do Marketing  apresenta, a ESCE de Valença (IPVC) realizou na passada quarta-feira, 5 de Abril de 2006, o seminário “Os  Caminhos do Marketing”. Pretendeu-se com esta iniciativa, dar a conhecer o trabalho de investigação que está a ser realizada pelos docentes do IPVC nesta área de conhecimento, bem como contar com o testemunho de especialistas reconhecidos na área como o Professor Doutor Carlos Melo Brito da Faculdade de Economia do Porto, o Professor Doutor Paulo de Lencastre da Universidade Católica Portuguesa e o Professor Doutor João Proença, também da Faculdade de Economia do Porto.

O seminário foi aberto á comunidade, em particular, o publico academico, estudantes docentes e investigadores, bem como gestores de marketing e demais responsáveis empresariais. Dada a forte adesão e interesse demonstrado pelo público, pretende-se dar continuidade à iniciativa estando já previsto um ciclo de eventos de formato semelhante, de periodicidade anual.

 
 
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