Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
7º Concurso Nacional de Empreendedorismo
Concurso nacional de Empreendedorismo dos Politécnicos Portugueses

Lançamento oficial é já no dia 4 de Dezembro e conta com a intenção de criação de empresas

É lançado no próximo dia 04 de Dezembro, o concurso nacional Poliempreende, promovido pelas instituições de ensino superior politécnico de Portugal, que visa o desenvolvimento de ideias inovadoras e posterior criação de empresas.

O arranque do concurso nacional decorrerá pelas 10h, no Auditório Professor Lima de Carvalho, com o início, dos ciclos de conferências sobre empreendedorismo, que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entidade coordenadora nacional do concurso este ano, está a promover.

A sessão contará com a presença do Dr. Rui Ferreira (do ISCTE), de D. Henrique Sanchez Vila (BIC Galiza) e um representante da Caixa Geral de Depósitos, e nela serão analisadas questões como o “Empreendedorismo no Ensino Superior”, a “Formação e o Empreendedorismo na Região Autónoma da Galiza” e o “Apoio ao Empreendedorismo”.

Orientado para alunos, antigos alunos, docentes e comunidade, este concurso é a oportunidade de lançarem os seus próprios projectos a partir de uma ideia de negócio. Será valorizada a formação de grupos de trabalho (envolvendo estudantes, diplomados e/ou docentes e mesmo especialistas da comunidade) para o desenvolvimento do projecto que poderá ser apresentado para participar no Poliempreende.

O que se pretende dos participantes, e para que os seus projectos sejam um sucesso, é que a ideia proposta seja inovadora, transversal, com parcerias, se possível, regionais e nacionais, como Associações, Empresas e Administração local.

O concurso visa essencialmente fomentar o empreendedorismo na comunidade académica, aprofundando competências empresariais, estimulando a criação de empresas de base tecnológica, explorando economicamente conhecimentos, competências, resultados de investigação e fixar regionalmente quadros qualificados.

Prevê-se, assim, um impacto significativo na economia local com a criação de empresas inovadoras, dinamizadoras das regiões, geradoras de mudança tecnológica, do aumento da produtividade e da competitividade e da criação de novos postos de trabalho.

Outro factor com impacto na economia local é a aquisição de competências em empreendedorismo pelos participantes que, potencialmente, se empregam na região onde estudam.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] aderiu ao projecto Poliempreende para descobrir e apoiar novos talentos na área do empreendedorismo.

Com o repto lançado, espera-se a adesão de toda a comunidade académica e do público, em geral, com vista ao lançamento de projectos de vocação empresarial inovadores, que receberão o necessário apoio após as fases previstas de avaliação por um júri, em primeira instância, a nível regional. Após esta fase, o projecto vencedor irá concorrer com os melhores projectos, do concurso da fase regional, de todos os outros politécnicos, que concorrerão, por sua vez e entre si, a nível nacional.

Segundo Nuno Brito, Vice-Presidente do IPVC e responsável pelo projecto na instituição, “esta é já a 7ª edição do concurso a nível nacional, a primeira do IPVC, e tem como principais objectivos mudar as atitudes dos actores académicos, no seio dos Institutos Politécnicos, sensibilizar a academia (alunos, diplomados e docentes) para o empreendedorismo, aprofundar as competências empresariais e estimular a criação de empresas de base tecnológica, entre outros” explicou.

Questionado sobre a razão da adesão ao projecto, por parte do IPVC, Nuno Brito refere que a comunidade académica da instituição tem, sem dúvida, assaz potencial para participar neste concurso e que os resultados serão indubitavelmente surpreendentes.

*  
*