Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Redes Sociais

Politécnico de Viana aposta na capacitação das Redes Sociais e fomenta o empreendedorismo

>>> Projeto “Capacitar para a Qualificação e a Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima” nasce de uma parceria firmada entre o IPVC e a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] e a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho [ACIBTM] promovem o Projeto “Capacitar para a Qualificação e a Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima”. Tendo por base os recursos e potencialidades existentes e as preocupações inerentes ao desenvolvimento do território Minho-Lima, este Projeto procura abrir campos diversos de qualificação da intervenção social, valorizando a diversidade de pontos de interesse conjeturados à escala intermunicipal, promovendo um planeamento supraconcelhio concertado que permita uma melhor organização da intervenção, rentabilização dos recursos e uma distribuição equilibrada das respostas e dos equipamentos sociais.

Sob a coordenação de Carminda Morais, docente da Escola Superior de Saúde [ESS-IPVC], o Projeto procura potenciar o acréscimo da sustentabilidade, da competitividade, do desenvolvimento e da uniformidade no território, com menores custos e maiores benefícios. “Seguindo esta ordem de ideias, o Projeto visa o desenvolvimento de um olhar mais amplo sobre os problemas identificados no território Minho-Lima, particularmente os problemas sociais e a promoção da circulação da informação, de resolução de problemas, de aprofundamento de questões setoriais e de harmonização de iniciativas segundo uma ótica mais inovadora e empreendedora”, avança Carminda Morais.

Desenhado à escala supramunicipal, o Projeto conta, ainda, com o apoio dos órgãos de governação local (dez autarquias), assim como dos representantes locais do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (ISS e IEFP), do Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho, da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social e da Unidade Local de Saúde do Alto Minho. Analisar as potencialidades e fragilidades das Redes Sociais, fomentar o Empreendedorismo Organizacional e o Intra-empreendedorismo Social, inovar na forma de resolver os problemas sociais com base em abordagens empreendedoras, capacitar as organizações para a intervenção social e conhecer boas práticas e disseminá-las são alguns dos objetivos deste Projeto.

Os principais destinatários são as Redes Sociais do Distrito de Viana do Castelo, por se considerarem como a medida de política mais inovadora e com maior capacidade de produzir impactos positivos no panorama da intervenção social das autarquias. “O Programa de Rede Social pensa os problemas como multidimensionais e situados em territórios específicos, para além de entender que o desenvolvimento dos territórios está sempre associado ao bem-estar da população. Deste modo, esta abordagem apresenta-se como a melhor estratégia de promoção do desenvolvimento integrado e sustentado do território, através da seleção e implementação das políticas públicas em função das necessidades de cada parcela do território”, conclui Carminda Morais.

O Projeto “Capacitar para a Qualificação e a Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima” abrange, ainda, outros destinatários, em particular, os que se preocupam com as dinâmicas sociais, locais e regionais (como técnicos de desenvolvimento local, da educação, da saúde, das autarquias ou empreendedores sociais), interligando o social com outros domínios necessários para o desenvolvimento sustentado e integrado da Região Minho-Lima.

Publicada 15.02.2012

*  
*  
*