Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Gastronomia
Escola Superior Agrária do IPVC foi palco do concurso gastronómico sob o tema “Agricultura Biológica”

O XII Concurso Gastronómico subordinado ao tema “Agricultura Biológica”, que decorreu no passado dia 20 de Julho, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], deliciou e encantou todos os que participaram naquele que constituiu um convívio importante para a comunidade regional e para a comunidade académica do IPVC.

A iniciativa que registou uma presença superior a 300 pessoas, teve como principais objectivos, promover o consumo e apostar na excelente qualidade de produtos provenientes de agricultura biológica e, entre outros, divulgar a pós-graduação daquela Escola Superior em Agricultura Biológica.

A escolha deste tema prendeu-se com a difusão da apetência dos produtos biológicos para a gastronomia, em paralelo com a dinâmica do modo de produção biológico, que nos últimos anos registou um significativo aumento de produção na região de Entre-Douro e Minho, contribuindo assim para a sua valorização e inserção na gastronomia.

A ementa, constituída exclusivamente por produtos biológicos, deliciou todos os que se deslocaram ao Convento de Refóios, edifício da ESA-IPVC, para saborear o jantar - “Rojões à moda do Minho”. De entre as 10 equipas concorrentes neste certame, o júri deliberou atribuir o 1º prémio ao grupo que elaborou o prato da “Feijoada de Porco Biológico”.

A animação foi uma constante: o concurso decorreu ao ar livre, sendo que os apreciadores da gastronomia ao mais alto nível foram ainda presenteados por uma actuação dos Amigos da Concertina de Ponte de Lima. Finalmente, e como não poderia deixar de ser, a actuação das Tunas da ESA, a TUNESA, Tuna feminina e a TESA, Tuna masculina, tendo as suas representações animado os espectadores, pela boa disposição e humor à mistura com que actuaram estes jovens Tunos.

Este concurso, organizado por docentes, alunos e funcionários da ESA-IPVC, teve a colaboração de várias entidades da Região, entre várias de abrangência nacional.

*  
*  
*