IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2008| estg_seminario_politicas_saude
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Políticas de saúde em Portugal

“Políticas de Saúde em Portugal - Que desafios” em debate no IPVC

É já no dia 12 de Julho, pelas 10h00, que o Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] vai ser palco do Seminário subordinado ao tema “Políticas de Saúde em Portugal - Que desafios”, palestra que será protagonizada pelo Prof. Paulo Moreira, investigador galardoado em 2006 com o 1º prémio Internacional da editora científica Emerald e do Corporate Communication Institute de Nova York pelo estudo desenvolvido sob a temática da epidemia da “gripe das Aves”.

Actualmente, Paulo Moreira exerce funções de consultadoria e/ou assessoria à secretaria de Estado da Saúde, Direcção Geral da Saúde, Alto Comissariado da Saúde, entre outros.

Este Seminário realiza-se no âmbito da Pós-Graduação em Saúde e Segurança Alimentar, pela unidade curricular de Saúde Pública, leccionada pelas docentes Clara Araújo e Carminda Morais da Escola Superior de Enfermagem e pelo Vice-Presidente do IPVC, Nuno Brito.

Recorde-se que a Pós-Graduação em Saúde e Segurança Alimentar, promovida e leccionada por três Escolas Superiores do IPVC: a de Enfermagem [ESEnf], a Agrária [ESA] e a de Tecnologia e Gestão [ESTG], apresenta três ramos de especialização, direccionados para a Infância e Adolescência, para o Idoso e para a Restauração Colectiva e está estruturada de acordo com o Tratado de Bolonha.

"As dietas tradicionais, baseadas sobretudo em alimentos de origem vegetal, foram substituídas rapidamente por dietas com um elevado conteúdo em gorduras, mais calóricas e constituídas principalmente por alimentos de origem animal" refere Clara Araújo da ESEnf-IPVC, acrescentando que "a crescente preocupação com a dieta e o estado de saúde das populações em geral, tem levado ao desenvolvimento de políticas alimentares que promovam a qualidade e segurança dos alimentos".

Os comportamentos de risco como o tabagismo, a inactividade física e os maus hábitos alimentares são apontados pela Agência Portuguesa de Segurança Alimentar [APSA] como principais factores de ocorrência de doenças crónicas e de doenças de natureza infecciosa ou tóxicas (toxiinfecções alimentares), sendo estas últimas provocadas por agentes invasivos veiculados pela ingestão de alimentos ou de água. Estima-se que, por ano, cerca de 30% da população dos países industrializados sofra deste tipo de doença, segundo fonte daquela instituição.

Segundo o Vice-Presidente Nuno Brito, um dos responsáveis pelo lançamento desta Pós-Graduação, o curso tem como principais objectivos "a promoção da saúde de grupos de risco como crianças, adolescentes e idosos, bem como a qualidade e segurança dos alimentos fornecidos na restauração colectiva" o que é permitido através da "participação no planeamento, execução e avaliação de acções concretas na área da Segurança Alimentar, nomeadamente no canal HORECA e, ainda, na análise rigorosa do estado actual do conhecimento sobre as principais questões da Saúde e Segurança Alimentar, particularmente em cada área de especialização" explica.

Nota Curricular de Paulo Moreira
O Professor Doutor Paulo K. Moreira é doutorado em Health Services Manegement, desde 1998, pela University of Manchester, com uma tese subordinada à temática da análise de sistemas de Saúde e intervenção para a inovação de sistemas de saúde e intervenção para a inovação no âmbito do Markting Social.

Actualmente é docente na Escola Nacional de Saúde Pública. A sua experiência na docência iniciou-se em 1993, em diversas universidades na Alemanha, Inglaterra, Espanha e Portugal.

Possui uma longa experiência empresarial, em diversos subsectores da saúde, onde se inclui a gestão hospitalar, os seguros de saúde, as tecnologias da saúde e a comunicação social especializada. Desde 1999 exerce funções de consultadoria e/ou assessoria à secretaria de Estado da Saúde, Direcção Geral da Saúde, Alto Comissariado da Saúde, entre outros.

Possui diversas publicações, nacionais e internacionais e prémio internacionais de Investigação. Em 2006, no domínio da investigação centrada na epidemia da “gripe das Aves”, foi galardoado com o 1º prémio. Já em 2004, recebeu o 2º prémio, num fórum dedicado à Corparate Governance no mundo.

 
Menu Secundário
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.