Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Reunião com GEED

Secretário de Estado considera trabalho de cooperação do GEED um “caso notável”

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Cravinho, considerou, na passada quinta-feira, 26 de Março, que o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED), da Escola Superior de Educação [ESE] e pelas restantes Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] como um “caso notável de bom trabalho” no campo da cooperação internacional com os países de língua oficial portuguesa.

“O nome de Viana do Castelo, da ESE e do IPVC, é uma referência constante pela intensidade e qualidade da sua actividade”, disse o governante. “Com uma larga experiência em cinco países, com bastantes anos e diversificada - pois abrange um leque alargado de campos de intervenção - este é, assim, um caso particularmente relevante para funcionar como ponte entre diversas instituições”, salientou João Cravinho, referindo-se ao seu conhecimento do trabalho desenvolvido pelo GEED/ESE-IPVC.

“O trabalho de Viana do Castelo é extremamente apreciado em Lisboa e, mais importante que isso, nos locais onde trabalham. Não há nada mais valioso que isso pois não têm outra recompensa senão o de verem o resultado do vosso trabalho no terreno e da vossa contribuição para uma vida melhor”, disse aos responsáveis do GEED e das Escolas Superiores do IPVC, João Cravinho, durante a visita às instalações da ESE-IPVC.

Presente na visita, o Governador Civil de Viana do Castelo, Pita Guerreiro, dirigindo-se ao Governante, e considerando que, depois do Doutor João Cravinho ter “ouvido os agentes que intervêm no terreno, saía de Viana  do Castelo com mais confiança neste tipo de acções” e desafiou o governante a dar  “mais apoio ao IPVC e às suas várias escolas no desenvolvimento das suas acções, pois vontade não falta e é preciso que o governo responda a essa vontade e generosidade.”

“A cooperação é uma das nossas preocupações fundamentais”, disse, por seu turno, o presidente do IPVC, Rui Teixeira. “Não queremos fazer caridade, queremos efectivamente cooperar, pois são povos que nos acompanharam durante um percurso da sua história e faz todo o sentido que nos continuem a acompanhar e que estabeleçamos com eles uma relação de igual para igual”, salientou ainda Rui Teixeira.

Coordenado pelo docente Júlio Santos, o GEED, através do programa Educar sem Fronteiras, tem como missão promover projectos de cooperação, no âmbito do combate à pobreza, através do incentivo à educação básica de qualidade para todos; apoiar as práticas pedagógicas e outras iniciativas de consciencialização sobre o desenvolvimento e permitir a integração na ESE e no IPVC de temáticas ligadas à cooperação e educação para o desenvolvimento. Pretende ainda contribuir para o reforço e melhoria dos actuais instrumentos de cooperação e internacionalização; potenciar e disseminar as suas actividades de intervenção e investigação na área da educação internacional e comparada, e reforçar os laços históricos e culturais com países do Sul, permitindo o emergir de novas relações internacionais na área da educação.

“A criação do GEED, a constituição de várias missões de estudo, concepção, acompanhamento e avaliação de projectos, envolvendo docentes da ESE-IPVC, em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, a participação de estudantes em projectos de voluntariado para a cooperação, a formação de técnicos cooperantes, o apoio à cooperação descentralizada, entre outras actividades, demonstra o esforço da ESE-IPVC no sentido da apropriação e institucionalização desta área de trabalho e investigação”, referiu Júlio Santos.

Untitled Document Chegada à ESE
*