Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Floresta
Politécnico de Viana participa no Winter University

Turismo, Lazer e Criatividade em destaque para 2009

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], a partir da sua participação no Programa ERASMUS, está agora a integrar-se no Winter University [WU], com o apoio do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG].

“O ATLAS Winter University é um programa intensivo, que opera desde 1989, e foi realizado em dez diferentes Estados-Membros da EU”, explica Carlos Fernandes, Coordenador da Licenciatura em Turismo da ESTG-IPVC.

“O principal objectivo do programa é o de analisar as consequências da integração europeia para o lazer e o turismo de produção e consumo. A rede tem estado focalizada, nos últimos anos, sobre a relação entre lazer, turismo e cultura, trabalho, que é apoiado por um programa de investigação internacional sobre o turismo cultural, na qual muitos parceiros também colaboram activamente. Todas as instituições também são membros da Association for Tourism and Leisure Education [ATLAS], uma rede de universidades europeias que se desenvolveu a partir da área temática de rede criada pelo programa ERASMUS” referiu ainda a propósito deste projecto Carlos Fernandes.

Carlos Fernandes recorda que <o tema para o Winter University, em 2009, será “lazer, turismo e criatividade”. A criatividade é um aspecto relativamente recente na área do turismo. Mas o “novo” turista exige, cada vez mais, uma série de experiências turísticas - “coisas para ver e fazer” que obriga os destinos turísticos a criar novos “motivos para visitar” que apelem ao mercado. A aplicação de criatividade na actividade turística permitirá a diversificação da oferta> conclui e prossegue ilustrando que <por exemplo, já no próximo ano lectivo a leccionação da unidade curricular de Animação Turística na Licenciatura em Turismo deste Politécnico vai contemplar a criatividade e a inovação nas atracções e eventos como aspecto essencial da satisfação de quem nos visita> revelou, por fim, Carlos Fernandes.

Desenvolvimento do projecto

Prevê-se que cerca de 80 estudantes e professores de 10 países participem neste evento, que irá envolver palestras, workshops e visitas de estudo, durante uma semana, em Fevereiro de 2009, em Barcelona.

Serão concebidas palestras para dar uma visão geral de um aspecto específico das actividades de lazer, turismo e criatividade. Estas ideias-chave será então aplicadas a um campo específico nas oficinas, na qual estudantes de diversos países irão trocar experiências, orientados por equipas de pelo menos dois países.

*  
*  
*