Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Alunos Erasmus

“ERASMUS” RECEBIDOS COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA NO POLITÉCNICO DE VIANA

IPVC atinge já a recepção de uma centena de alunos oriundos de diferentes países, registando-se um aumento de cerca de 50% de mobilidade face aos valores registados no passado ano lectivo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] organizou mais uma recepção de boas-vindas aos novos alunos Erasmus que chegaram para a realização de um plano de estudos correspondente ao 2º semestre deste ano lectivo.

Países como a Bélgica, a Holanda, a Áustria, a Alemanha, a Grécia, a Itália, a Polónia, a República Checa, estiveram representados por diferentes alunos que, neste ritual de integração inicial, foram recebidos pelo Prof. Rui Teixeira, Presidente do Politécnico de Viana e pelo Prof. Nuno Brito, Vice-Presidente e Coordenador dos Programas Internacionais da instituição.

No seu discurso de recepção, o Presidente sublinhou a certeza de que todos serão “embaixadores dos seus países e das suas culturas”, acrescentando que “podemos ter muitas dúvidas quanto ao futuro, mas a certeza de que se fará de mobilidade, numa troca de culturas e em nome de um mundo melhor.”

“Temos o direito de vos “envenenar” com a nossa cultura, conhecimento e saber científico, através de um programa de estudos rigoroso e sério de desenvolvimento e queremos que sejam felizes nos meses que cá passarem e, acima de tudo, que cada um de vós seja um canal aberto entre o nosso país, a nossa Escola, e o vosso país”, disse ainda Rui Teixeira.

Dirigindo-se ainda a todos, o Presidente salientou também que “uma escola, para ser boa, precisa que existam alunos exigentes e por isso contamos com a vossa exigência para sermos melhores, crescermos e desenvolvermo-nos com cada um de vós”.

Ainda sem confirmação, o Prof. Rui Teixeira revelou que o IPVC tem previsto um programa muito especial que pretende proporcionar aos alunos Erasmus, a acontecer nos meses de Maio e Junho, a saber, a recepção de duas novas turmas peculiares, uma de Pequim e uma outra da Universidade de Berkeley - Califórnia, Estados Unidos da América.

“Gostaria que houvesse uma aproximação com estes estudantes já que será uma excelente oportunidade para abrir mais portas à mobilidade e, consequentemente, enriquecer este vosso percurso connosco” confessou o Prof. Rui Teixeira.

Relativamente ao aumento de alunos recebidos pelo Politécnico de Viana, Nuno Brito, já à margem da cerimónia de recepção, considerou os valores registados “uma evolução francamente positiva e reveladora do sucesso que o IPVC está a conseguir em termos de notoriedade junto de Universidades estrangeiras”.

Note-se que, para além daqueles países, no primeiro semestre, o Politécnico de Viana recebeu ainda alunos de países como a Lituânia, a Eslovénia e a Hungria.

Para além dos países da Comunidade Europeia que o programa Erasmus integra, com a adesão do Politécnico ao Erasmus Mundus, ficam agora contemplados igualmente países como a Arménia, Geórgia e Arzebeijão.

 

Publicado em 15.03.2011

*  
*  
*