Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Ateliers Dança

Ateliers de Dança na Escola Superior de Educação e na Oficina Cultural IPVC

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], através do Departamento de Comunicação e Expressão Artística, em colaboração com a prestigiada Arte Total Cia., estrutura especializada nas áreas da Formação Artística e Divulgação das Artes do Espectáculo, sedeada em Braga, organizam ao longo deste ano lectivo 2009/10 vários Ateliers de Dança.

“Divulgar as artes performativas - e em particular da dança contemporânea - como estratégia de sensibilização, motivação e formação de públicos” constitui um dos objectivos desta iniciativa apontado por fonte da organização.

Esta acção é aberta à comunidade em geral sendo o seu público-alvo principal as Crianças e Jovens de Viana do Castelo e das localidades onde o Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem também Escolas Superiores e extensões dos seus pólos sedeados, a saber, Ponte de Lima, Valença e Melgaço.

Ateliers

  1. Dança sem Pré (atelier de dança criativa para pais e filhos) - Vamos experimentar o que podemos fazer com o corpo.
    Contar e inventar histórias e construir muitas outras.
    Tudo será um pretexto e um ponto de partida para criar uma dança
    Título : Era uma vez...vitória, vitória acabou-se a história!
    Os pais sabem histórias que ainda não tiveram tempo de contar. Os filhos vão dançar essas histórias e nunca mais vão deixar de as contar.
  2. Espectáculo de Dança - Ao longo de quatro anos, a Arte Total Cia. desenvolverá um conjunto de trabalhos que, através da ficção e do retrato de determinados contextos sociais, permitirá criar e apresentar uma experiência aprofundada das possibilidades do corpo em movimento. Assim, através da exploração de diferentes contextos de festa e de viagem, e fazendo uma análise prática da linguagem não-verbal associada a esses contextos, pretende-se construir uma série de espectáculos originais, cuja apresentação ao público será grande reverberação, cremos. Trata-se de contextos performativos em que a identidade pessoal e colectiva é posta em jogo pelo desempenho de papéis gestuais e, portanto, de terrenos férteis para a exploração de diferentes visões do corpo e para o desenvolvimento de uma linguagem artística própria.
  3. Performances - Na grande abertura ao mundo que tem operado na dança contemporânea, desde há pelo menos duas décadas, resulta uma grande diversidade e pluralidade de atitudes. Não é apenas uma diversidade de género ou de correntes artísticas, mas uma diversidade que existe no seio de uma mesma corrente e que nos convida a olhar para cada objecto artístico como algo totalmente novo, mesmo se pertencendo a uma corrente ou resultado de uma postura artística que julgamos nossa conhecida. Hoje, o nosso corpo é visto como suporte, como lugar de exposições temporárias e como palco da própria criação. Assim, as performances serão diversificadas nos temas, com o objectivo de alargar as perspectivas de ligação entre a Dança e outras áreas do conhecimento.
  4. Atelier de Artes Plásticas e Dança
    Título: Através da janela eu vi
    O tema de trabalho e exploração criativa do movimento será feito através de motivações visuais, criadas pelas crianças. As imagens e outros suportes visuais serão lidas pelo corpo. Este será o ponto de partida para a criação de narrativas coreográficas.
*  
*  
*  
*  
*  
*