Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Laboratório
UMA DO IPVC AO SERVIÇO DA COMUNIDADE

Análises de águas e de alimentos realizadas, no Alto Minho, por Laboratório do IPVC com Acreditação

A Unidade de Microbiologia Aplicada [UMA], estrutura integrada no Campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], acaba de renovar a acreditação dos métodos de ensaios que já tem acreditados, através de auditoria externa, nos passados dias 23 e 24 de Novembro.

Segundo o Coordenador da Unidade e Docente da ESTG, Paulo Fernandes, "aquela Unidade" - que assegura o apoio a actividades de controlo de qualidade, ao nível da microbiologia de águas e alimentos, bem como o controlo higieno-sanitário das instalações e pessoal - "tem já, desde Maio de 2005, a Acreditação concedida pelo Instituto Português de Acreditação de acordo com a norma em vigor."

Ao nível da actividade que é desenvolvida na UMA "o Laboratório de Microbiologia da UMA possui todas as infra-estruturas para confinamento de segurança biológica adequado, existindo um ambiente controlado em pressão atmosférica, humidade, temperatura e esterilidade do ar." É um Laboratório de Ensaios que desenvolve actividades nas áreas da microbiologia de águas e de alimentos, sendo na região minhota o único laboratório a disponibilizar ensaios acreditados na área da microbiologia de alimentos.

Criado em 2005, com o apoio do Programa Operacional para a Região Norte, através da Acção Integrada de Base Territorial para o Minho-Lima, os principais objectivos deste laboratório visaram reforçar a competitividade do tecido empresarial da esfera geográfica abrangida, através da forte contribuição do maior centro de formação do Alto Minho, o IPVC.

"O sector industrial da área geográfica em questão tem ainda reduzida expressão, predominando o vector empresarial do tipo familiar e a do pequeno produtor. Nesta linha caracterizadora, apesar de não se contemplar uma indústria de tipo grande empresa, observa-se que aquelas representam um importante trecho do mercado local, tendo uma repercussão significativa no âmbito da oferta turística, nomeadamente nos domínios da hotelaria, restauração e similares" refere Paulo Fernandes.

Por forma a assegurar dois parâmetros fundamentais para o desenvolvimento da actividade do laboratório, qualidade e fiabilidade, Paulo Fernandes refere que "o pessoal técnico da UMA possui formação especializada de elevado nível, sendo a qualidade e fiabilidade dos resultados assegurada através do rigoroso cumprimento de procedimentos de garantia da qualidade".

 

Um Laboratório que serve a Comunidade

A UMA da ESTG-IPVC, para além de desenvolver actividades, de investigação inter-institucionais, presta serviços à comunidade, nomeadamente a empresas e a instituições públicas e/ou privadas: "a actuação ao nível da prestação de serviços que será possível através da UMA e desta Instituição de Ensino Superior, reveste-se de substancial importância pela concretização da troca de serviços entre instituições do sector público e privado que consequentemente provocará sinergias vantajosas para o progresso do distrito" comenta o responsável. Primando pela garantia da confidencialidade, outro dos aspectos que caracteriza a sua actuação, "a UMA compromete-se a garantir total confidencialidade, sendo os resultados da propriedade exclusiva dos clientes. A comunicação dos resultados é previamente acordada com estes, havendo a possibilidade de envio do boletim analítico por correio ou comunicação dos resultados por via electrónica" acrescenta Paulo Fernandes.

"Afigura-se importante uma afirmação da região através da oferta de produtos de grande qualidade e de qualidade reconhecida. Neste domínio a implementação de sistemas de garantia da qualidade têm repercussões óbvias e tornam-se cada vez mais relevantes no mercado global em que nos posicionamos", salienta o responsável. A observância estrita de regras e normas de higiene alimentar na produção e comercialização de bens alimentares e o conhecimento público desse cumprimento por parte dos consumidores e utilizadores terá seguramente efeitos significativos a curto prazo na competitividade deste sector que tanta influência tem na imagem de qualidade transmitida pela região. "Estas questões tornam-se ainda mais acutilantes em virtude da recente entrada em vigor de nova legislação relativamente à higiene e segurança alimentar" alerta Paulo Fernandes.

A UMA disponibiliza ainda aos clientes um serviço de recolha de amostras informa Paulo Fernandes e acrescenta que "o laboratório possui todos os equipamentos e materiais portáteis ou transportáveis em viaturas, necessários à obtenção, preservação e transporte para o laboratório de amostras, bem como todos os equipamentos necessários à criação de condições específicas para a realização dos vários processos, como o controlo da temperatura e da luz de acordo com as normas utilizadas".

Os serviços analíticos que se desenvolvem no âmbito do controlo de qualidade microbiológica de águas e de alimentos, contam com a realização de análises que cobrem os requisitos internacionais de qualidade e segurança de alimentos e também os critérios de qualidade especificados na legislação nacional para as águas para fins vários avançou Paulo Fernandes.

*  
*