Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Escola africana
Educação nos países africanos em curso livre pelo GEED, ESE-IPVC

O acesso e a qualidade da educação de diversos países africanos estarão em destaque no, quinto módulo, do curso livre "Culturas do Desenvolvimento e Cidadania", uma iniciativa do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento [GEED] da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], que decorre nos próximos dias 8 e 9 de Dezembro.

Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola serão os destaques deste curso que conta com diversas participações internacionais como é o caso da Antropóloga Elizabeth Challinor.

O curso terá a duração de dois dias e contará ainda com a participação de Benjamim Moreira (Investigador do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa), Cristina Ferreira (Universidade de Cabo Verde), Alcinda Andrade (coordenadora do pré-escolar de Santa Catarina, Ilha de Santiago, Cabo Verde), Demba Baldé (Associação Guineense de Estudos e Divulgação de Tecnologias Apropriadas da Guiné-Bissau), Carlos Kapwatcha (Oxfam/Intermón de Huambo, Angola).

Em termos de temáticas a abordar, no primeiro dia, estarão o acesso e a qualidade da educação em Cabo Verde , a Educação de Infância em Santa Catarina ou, ainda, o Ensino da Língua Portuguesa neste país africano.

O acesso e qualidade da educação na Guiné-Bissau marca o início do segundo dia de curso, sendo que as restantes abordagens se referirão a Angola, analisando a Cultura e Educação no contexto da reconstrução em Angola, a situação da educação na província do Zaire e ainda a contribuição do programa Onjila para a qualidade da educação naquele país.

*