Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Jovens de várias nacionalidades
IPVC aumenta 12% o número de novos alunos

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] regista na colocação de novos alunos, neste ano de 2008, um valor histórico e o seu máximo de sempre. Pelo terceiro ano consecutivo a taxa de ocupação ou de procura de alunos, logo na 1ª fase, está acima da média nacional. Decorre, ainda até ao dia 15, a segunda fase das colocações a que se segue a entrada dos alunos de mais de 23 anos, dos Cursos Especialização Tecnológica e dos concursos e regimes especiais. Completo que esteja este processo entrarão no IPVC bastante mais de um milhar de alunos, valor verdadeiramente histórico.

São de salientar os resultados que o IPVC volta a registar nesta 1.ª fase, tornando-se uma instituição da primeira linha de preferência dos candidatos ao ensino superior em Portugal. Os números revelados pelo ministério indicam que o IPVC teve um aumento de 12% no número de novos alunos colocados em relação ao ano anterior. Este crescimento é cerca de duas vezes superior ao crescimento do número de candidatos em todo o ensino superior. O IPVC cresce, assim, duas vezes mais que a média do ensino superior no seu todo. Significa isto que esta Instituição de Ensino Superior cresce na notoriedade institucional e cresce na preferência dos alunos e das famílias. Pelo terceiro ano consecutivo o Politécnico vianense tem uma taxa de  preenchimento de vagas (85,2%) acima da média nacional (84%), mantendo-se como um dos Institutos Politécnicos com os cursos mais procurados.

Mais de metade das licenciaturas oferecidas pelo IPVC viram as vagas totalmente preenchidas logo na 1.ª fase, incluindo a oferta de alguns cursos em regime pós-laboral, como o curso de Gestão. A Escola Superior Agrária obteve a maior taxa de preenchimento de vagas entre as escolas de ensino superior congéneres do país e os cursos de novas tecnologias registaram uma procura acima da média dos Institutos Politécnicos e os cursos de Turismo e de Enfermagem Veterinária registaram a mais alta nota de entrada entre a oferta, nestas áreas, a nível nacional.

Para o presidente do IPVC, o Prof. Rui Teixeira, após três anos consecutivos de excelentes resultados na 1ª fase das colocações de acesso ao ensino superior, "está dado mais um importante passo na consolidação da instituição que se transforma, cada vez mais, numa instituição de referência do Ensino Superior em Portugal. É também a prova da assertividade do caminho que definimos e vimos a seguir. Estes números não revelam (apenas) sorte. São o retorno do trabalho abnegado e da competência dos nossos alunos, funcionários e professores; são resultado da qualidade da nossa formação, da permanente atitude de inovação e da nossa cada vez mais forte ligação à região". Afirma ainda que "estes resultados não são um objectivo em si mesmo, mas, antes, a condição e a força motivadora para a permanente busca da excelência em todas as áreas e dimensões do IPVC por forma a que nos mantenhamos presentes e fortes como pilar e parceiros do desenvolvimento da região e da formação e bem-estar das suas pessoas."

*