Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Portojoia

IPVC marcou presença na Portojóia

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] participou, pelo segundo ano consecutivo, na exposição de joalharia Portojóia, realizada na Exponor, tendo desta vez, apresentado as propostas dos alunos de Design do Produto, no âmbito do projecto, Luxtiles, num stand desta instituição de ensino superior.

Os trabalhos apresentados são considerados como tendo um carácter inovador, cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia com o intuito de responder à crise sentida nestes sectores. As propostas já tinham sido apresentadas na Póvoa de Lanhoso e em Viana do Castelo.

A cultura da azulejaria, qualificada como um dos ex-líbris da cultura urbana portuguesa, é o ponto de partida para o desenvolvimento de projectos de jóias inovadoras, simultaneamente relacionadas com a tradição da cultura material Portuguesa. Neste sentido foram desenvolvidos projectos que, através do concept do azulejo, propõem novos produtos de ourivesaria rostos de cidades como Aveiro, Braga, Guimarães, Lisboa, Porto, Braga ou ainda testemunhas do período Barroco, da Renascença, ou imaginando o azulejo como meio de expressão para os artistas portugueses.

Os projectos, elaborados pelos alunos finalistas do curso de Design do Produto sob a orientação dos docentes Ermanno Aparo e Liliana Soares, foram elaborados com o apoio dos ourives da Póvoa de Lanhoso e da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais do IPVC, no âmbito da Unidade Curricular de Projecto de Design em Empresas II do curso de Design do Produto.

O curso de Design do Produto do Politécnico de Viana do Castelo afirma-se há mais de uma década como uma referência do ensino em design no norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados. A presença pelo segundo ano consecutivo na Portojóia é o reflexo deste esforço.

Publicado em 14 de Outubro 2009’

Untitled Document Expositor 01
*  
*