Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade
IPVC ultima processo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade

Processo estará concluído até ao final do ano

Certificado será o reconhecimento da qualidade dos processos de gestão, projectos e ensino do IPVC

Ainda este ano o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] deverá obter a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Segundo o vice-presidente do IPVC, Nuno Vieira de Brito, esta certificação irá proporcionar o reconhecimento da qualidade ao nível da gestão, projectos e ensino do instituto politécnico vianense.

“O processo está em fase final de implementação. Neste momento estamos a iniciar as auditorias internas para que, dentro de pouco meses, possamos solicitar a Auditoria Externa e ver assim o processo concluído até ao final do ano”, revelou Nuno Vieira de Brito.

Com a certificação, o IPVC terá assim uma “bandeira” de qualidade no que diz respeito aos seus “processos de ensino, de projectos – tanto a nível nacional como internacional e de administração e gestão”, salientou Nuno Vieira de Brito. O vice-presidente do IPVC falava à margem do seminário de reflexão sobre as vantagens decorrentes da Implementação e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior, que decorreu no passado dia 01 de Abril, na Sala de Actos, do edifício da Presidência e Serviços Centrais do IPVC.

Organizada pelo Gabinete de Gestão da Qualidade do IPVC, esta iniciativa contou com a presença de representantes do Instituto Politécnico de Lisboa, da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico da Guarda, da Universidade da Beira Interior, do Instituto Politécnico de Leiria, do Instituto Politécnico de Coimbra e do Instituto Politécnico de Portalegre, que apresentaram os Sistemas de Gestão da Qualidade implementados nas respectivas instituições e as dificuldades e vantagens do processo de implementação.

O evento passou pela “abordagem às dificuldades no processo de implementação do Sistema e existência de algumas barreiras típicas neste sector, nomeadamente no que se refere à identificação do cliente (interno e externo) e à monitorização dos processos inerentes à actividade” referiu a propósito Ana Sofia Rodrigues, do Gabinete de Gestão da Qualidade do Politécnico vianense. Discutir e analisar os “efeitos produzidos pela "Gestão da Qualidade", ao nível da satisfação das necessidades de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, no contexto destas Instituições” constituiu igualmente um dos objectivos deste seminário, acrescentou ainda Ana Sofia Rodrigues.

Segundo Nuno Brito, também responsável pela organização desta iniciativa, “aferir como as metodologias da Qualidade e a Certificação podem ser factores potenciadores da eficiência da gestão e suportes de dinâmicas mobilizadoras essenciais às organizações, fomentadoras da confiança, da credibilidade e da afirmação da imagem das instituições reveste-se da maior pertinência pelo que a iniciativa foi do maior interesse das instituições do ensino superior que, tendo em conta as crescentes exigências da sociedade actual, têm de procurar melhorar os seus desempenhos em todas as suas áreas de actuação”, sublinhou o Vice-Presidente.

*  
*