Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Biotecnologia

IPVC em projecto transfronteiriço para desenvolver empresas biotecnológicas

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] é uma das instituições que está integrada no projecto “Bioemprende”, da Euroregião Norte de Portugal - Galicia, o qual visa, entre outros objectivos, contribuir para o desenvolvimento das empresas ligadas à Biotecnologia. A Universidade de Vigo, a BIC Galicia, BIC Minho e o Instituto Empresarial do Minho – são as restantes entidades envolvidas.

O projecto Bioemprende nasce como uma iniciativa de cooperação transfronteiriça que contará com um programa de actividades organizadas por cada uma das entidades envolvidas no projecto - orçamentado em um milhão e meio de euros – que terá a duração de dois anos.

O primeiro passo para o início do funcionamento do “Bioemprende” foi a constituição, no campus de Vigo, do Comité de Gestão e Coordenação do Projecto no qual fazem parte 15 representantes das cinco entidades.

Este novo projecto de cooperação nasce do objectivo de ajudar a desenvolver este campo de trabalho e investigação na euroregião, difundindo a cultura empreendedora e identificando as oportunidades de negócio, tanto para a criação de novas empresas como para a dotação de uma nova linha de negocio às já existentes.

Espera-se também iniciar um processo formativo específico no que diz respeito à criação deste tipo de empresas, tendo em vista o desenvolvimento potencial de empreendedores e empresários na zona.

Outro dos âmbitos de trabalho de Bioemprende é a elaboração de planos de negócio viáveis, o desenvolvimento de uma rede de mentores especialistas, tanto no âmbito empresarial como biotecnológico ou a exploração do potencial destas actividades de negócio, fomentando a criação de empresas inovadoras de base tecnológica.

Para o surgimento destas empresas, pretende o Bioemprende prestar serviços de assessoria personalizada e fomentar relações de cooperação entre empresas, entidades públicas e organismos de apoio, apoiando a internacionalização dos projectos e criando um observatório de inovação biotecnológica e um agrupamento empresarial transfronteiriço.

Este projecto é co-financiado pelo FEDER através do programa POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça España – Portugal.

 

España Portugal
UE FEDER
União Europeia

 

 

*  
*  
*  
*