cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS
 
Início| Notícias| 2015| Julho de 2015
ESE | ESA | ESTG | ESS | ESCE | ESDL  
 
 
   
 
 
 
 
Jornais
Julho de 2015

Esclarecimento: Candidatura a bolsa de estudo por alunos de Mestrado

Tendo os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo registado dúvidas, de alunos, quanto à atribuição de bolsas de estudo em Mestrado, vimos por este meio esclarecer que:
- Os alunos de mestrado do ensino superior têm, como os alunos de licenciatura, direito a candidatarem-se a bolsas de estudo para continuarem o seu percurso académico.
- Para isso basta que, os candidatos ao 1º Ano de Mestrado, depois de realizar a matrícula, apresentem a candidatura nos 20 dias úteis seguintes.
- No caso dos alunos do 2º Ano de Mestrado, estes devem efetuar a candidatura até 30 de Setembro.
- Os apoios sociais são atribuídos da mesma forma que nas licenciaturas e regem-se segundo o regulamento de atribuição de bolsas de estudo disponível em http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/sas/sas_bolsas_estudo

22-07-2015

Linha Separadora

Exposição de João Cutileiro dá continuidade ao ciclo “Grandes Exposições” da Oficina Cultural do IPVC

Depois da exposição de Jorge Pinheiro, João Cutileiro é o próximo artista plástico que terá obras de referência da sua carreira, na Oficina Cultural do instituto Politécnico de Viana do Castelo, no ciclo “Grandes Exposições”, iniciado este ano com o intuito de levar mais pessoas ao contato com a arte em mostras pedagógicas que permitem maior conhecimento sobre o artista, obra, técnicas e influências.
“A primeira exposição deste ciclo, superou todas as expetativas, com a mostra de Jorge Pinheiro a bater recordes de visitantes na Oficina Cultural”, revelou Diogo Moreira, administrador dos Serviços de Acção Social do IPVC. “Acreditámos que estamos a fazer uma aposta acertada, tendo em conta os objetivos da Oficina Cultural e que passam não ser somente um espaço expositivo, mas sim, uma ferramenta para o conhecimento da população em geral”, disse ainda.
Assim, “João Cutileiro, escultura – desenho – fotografia” é a próxima grande exposição que será inaugurada, no próximo dia 16 de Julho, pelas 21h, e que é de visita obrigatória para os interessados na arte portuguesa.
João Cutileiro nasceu em Lisboa a 26 de Junho de 1937.
Nos primeiros anos passa por vários ateliês de conceituados artistas plásticos, nos quais toma contato com o surrealismo e se dá à iniciação à pedra.
Aos catorze anos faz a sua primeira exposição individual, realizada em Reguengos de Monsaraz, numa loja de máquinas de costura.
Em 1951, passa por Florença, onde toma contacto com a obra de Miguel Ângelo. Foi uma visão que lhe fez aumentar a certeza de que queria fixar-se na Escultura. Matricula-se, então, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, sendo seu professor Leopoldo de Almeida.
Realiza um curso em Londres, entre 1955-59. No ano em que terminou, Cutileiro recebeu três prémios: composição, figura e cabeça.
Em 1966 começa a usar máquinas elétricas de corte da pedra, o que lhe permitiu dedicar-se exclusivamente ao mármore.
O ano do regresso definitivo a Portugal foi o de 1970. É no ateliê de Lagos que se empenha na construção das suas primeiras figuras bífidas e da obra "D.Sebastião", erguido naquela cidade.
Em 1971 conquista uma menção honrosa no Prémio Soquil, em Lisboa. Em 1976 e 1977, as suas esculturas e mosaicos foram apresentados em Wuppertal, Alemanha. Ao longo da sua vida realizou exposições um pouco por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente, em Dortmund, Washington, Nova Iorque, e em países como Macau e Luxemburgo. Esteve representando na Sociedade Nacional de Belas Artes e realizou uma exposição retrospetiva na Fundação Calouste Gulbenkian.

22-07-2015

Linha Separadora

Alunos do Politécnico de Viana juntam-se a 30 artistas no 17º Arte na Leira

A partir de 18 de julho e até a 23 de agosto, vai decorrer, na Serra de Arga, a 17ª edição do Arte na Leira. O evento co-organizado pelo artista Mário Rocha e a Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem, nesta edição, entre as obras de variados artistas plásticos nacionais e internacionais, trabalhos desenvolvidos pelos alunos no European Citizen Campus, iniciativa europeia que decorreu este ano com a coordenação do IPVC em Portugal.
Cerca de 30 artistas nacionais e internacionais de diversas vertentes das artes plásticas, como Luís Coquenão, Jean Pierre Porcher, Marco Rooth e Pablo Vasquez Garcia, dividirão o espaçi com os alunos do IPVC. Os trabalhos foram elaborados no âmbito do projeto European Citizen Campus, desenvolvido em seis países europeus, e que contou a participação de 144 alunos, 24 destes do politécnico vianense. Em Portugal realizaram-se dois laboratórios e as obras de arte em cerâmica e fotografia estarão agora patentes na Arte na Leira.
A Arte na Leira nasceu, em 1999, pela mão do artista Mário Rocha, instalando na sua Casa do Marco, em Arga de Baixo, um conjunto de trabalhos de diferentes autores, transformando a leira da casa numa invulgar galeria de arte. E este tem sido o segredo do sucesso. Para Mário Rocha o sucesso do "Arte na Leira" assenta "no ambiente familiar e na paisagem envolvente" em que decorre o evento que "teve sempre como objetivo de levar a arte das pessoas".
Atualmente a iniciativa tem a co-organização da Oficina de Cultural, e que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Caminha depois de ter sido convidado a participar, pela primeira vez, em 2007. A Arte na Leira “há catorze anos que inquieta a Serra de Arga, a região e o país, como é sua função e tão bem sabe fazer, pela mistura harmoniosa que faz a diferença, pois é uma manifestação que não se coíbe de pôr lado a lado artistas consagrados e novas promessas, muitas delas que se virão a confirmar”, relembrou ainda Rui Teixeira.

22-07-2015

Linha Separadora

Abertura das candidaturas para o ano letivo 2015/2016

Está a decorrer o prazo para renovação da tua candidatura à bolsa de estudos para o próximo ano letivo. O período decorre de a 25 de junho até 30 de Setembro.
Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias uteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.
Caso te inscrevas após 30 de setembro, terás 20 dias úteis após a data de inscrição para procederes à tua candidatura a bolsa de estudos.
Existem ainda 20 dias úteis, subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional, para efetuar a candidatura.
A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2015 e 31 de maio de 2016, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.
Caso não tenhas credenciais de acesso, podes adquiri-las na área de Bolsas de Estudo.

22-07-2015

Linha Separadora

Citizen Campus é modelo a seguir para a promoção cultural dos estudantes europeus

A iniciativa European Citizen Campus juntou 144 alunos de seis países europeus em diversos laboratórios práticos, nos quais, através da arte foi pensada a questão da cidadania europeia. Em Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, através da sua Oficina Cultural, foi a entidade coordenadora, o que permitiu que 24 dos seus alunos participassem nos diversos laboratórios.
Com a exposição final dos trabalhos a decorrer em Antuérpia, o sucesso da iniciativa demonstra que este projeto interdisciplinar deve evoluir para uma contínua e institucionalizada promoção da cultura dos estudantes na Europa. Este foi mesmo o pedido dos parceiros internacionais envolvidos, na sua declaração final conjunta.
“Criamos um novo fórum no meio da arte para os estudantes, trazendo, por este meio, a voz deles para o debate político sobre a identidade da União Europeia. Este processo criativo, através da arte, permite o enriquecimento da discussão, muitas vezes em abstrato, da cidadania europeia”, disse Achim Meyer auf der Heyde, Secretario Geral da Deutsches Studentenwerk (DSW).
Para o instituto Politécnico de Viana do Castelo, este é um projeto também importante, pois permite que “através da Oficina Cultural o IPVC esteja envolvido num trabalho em rede com instituições de ensino superior de renome europeias, beneficiando por isso de toda a interação que o ECC promove”, disse a propósito, Diogo Moreira, administrador dos Serviços de Acção Social do IPVC.
Recorde-se que no verão de 2014, 144 alunos europeus estiveram envolvidos em diversos laboratórios experimentais de arte, contando com a formação de vários artistas internacionais e onde desenvolveram diversos trabalhos artísticos nos quais deram a sua perspetiva da cidadania europeia. Desenvolvidos na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Portugal, foi possível a realização de projetos de arte em áreas tão diversas como a dança, música, pintura, fotografia ou teatro.
Nos passados dias 25 e 26 de Junho, os trabalhos foram expostos numa exposição europeia, durante a qual foi debatida a relevância das mensagens deixadas, com as suas obras, pelos alunos europeus.

08-07-2015

Linha Separadora
 
MENU
* Notícias  
 
  UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.