Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Políticas de ambiente
SEMINÁRIO "POLÍTICAS DE AMBIENTE E A ESTRATÉGIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" ACONTECE NA AREALIMA – VILLA MORAES, PONTE DE LIMA

Conferência é protagonizada pelo Presidente do Instituto de Ambiente, António Gonçalves Henriques

Evento é organizado pela AREALIMA e ESTG-IPVC


Este Seminário técnico é organizado no âmbito do curso avançado de Gestão Integrada do Ambiente e da Paisagem, a decorrer presentemente na sede da Valimar, em Ponte de Lima, com a participação de quinze formandos e dezasseis docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] e da Escola Superior Agrária [ESA], do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], sendo a ESTG-IPVC a entidade formadora.

O tema do Seminário reveste-se de elevado interesse actual, decorrente da recente aprovação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS, 2006) e também da crescente integração das variáveis do Ambiente nos instrumentos de políticas nacionais de gestão do território. No momento em que se inicia um novo quadro orientador do desenvolvimento nacional, agora intitulado Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN, 2007), faz sentido participar nesta acção/conferência com um conceituado dirigente público e consultor-especialista nesta área – o Prof. Doutor António Gonçalves Henriques, Vice-Presidente do Instituto Nacional de Administração [INA] e actual Presidente do Instituto de Ambiente [IA].

O citado Conferencista tem um curriculum académico e profissional relevante, o que nos permite destacar os seguintes aspectos: é Engenheiro Civil especialista formado no Instituto Superior Técnico [IST] – Universidade Técnica de Lisboa (1974; 1991) e pela Universidade de Cornell (Nova Iorque, 1979); é Investigador em Hidráulica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil [LNEC] (Lisboa, 1991). É também Professor convidado e participante em Licenciaturas e Mestrados nas áreas da sua especialidade nas Universidades de Évora, do Minho, Nova de Lisboa e também da Universidade Católica. Foi responsável pela coordenação, entre 1996 e 200, dos Planos de Bacia Hidrográfica e do Plano Nacional da Água, no Instituto Nacional da Água [INAG], no exercício de funções de Vice-presidente do INAG (1997-2000); participou também no grupo de trabalho para a aprovação da Directiva-Quadro da Água (Bruxelas, 2000). Em 2005 integrou o grupo de trabalho/projecto para a elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável.

Este Seminário é aberto a todos os interessados da região do Minho-Lima nesta área do conhecimento, quer sejam técnicos e dirigentes de entidades públicas e privadas, com ligação aos domínios do ambiente, do ordenamento do território e da gestão da paisagem e do património cultural.

Esta acção decorrerá no Auditório do edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, Sexta-feira, 02 de Fevereiro, pelas 16 horas.

 

*