IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
*
Início| Notícias| 2014| Ciências e Tecnologias do Ambiente: Casos de Sucesso
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 
 

Bruno Miguel Fernandes Caldas
 
Ano de conclusão: 2004
 
Cargo: Técnico Superior de Planeamento e Projectos, Comunidade Intermunicipal do Minho – Lima

 


O meu percurso académico na ESA-IPVC foi verdadeiramente determinante no processo de adaptação ao mercado de trabalho, quer pela apreensão de conhecimento, quer pela diversidade de fontes e formas de conhecimento que, de certo modo, me vão acompanhar ao longo da vida.
Para além de ter tido o privilégio de estudar 5 anos para obter uma Licenciatura, facto que actualmente não corresponde à realidade da maioria dos estudantes do ensino superior, tornou obviamente o processo de aprendizagem mais aberto e abrangente, aumentando, naturalmente, as minhas possibilidades de adquirir competências que vão para além da técnica e estão mais próximas do desenvolvimento humano e do relacionamento interpessoal.
 


Carlos Oliveira
 
Ano de conclusão: 2010 (Licenciatura); 2013 (Mestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território)
 
Cargo: É um dos sócios fundadores da Algibeira, empresa que se dedica à produção de aplicações móveis, e.g. aplicação turística para o Alto Minho e para alguns municípios portugueses

 


A minha “tardia” campanha académica foi, a meu ver, um processo de evolução enorme na minha vida. Foi uma aposta ganha para o meu futuro aos 28 anos. Para isso muito contribuiu a instituição ESA-IPVC e os seus docentes. Por motivos pessoais era impossível financeiramente (pensava eu), fazer 120 km todos os dias. Tive sorte porque encontrei alguém na minha turma com quem partilhar as viagens. Mas o que me levou a ficar foi o desafio de poder fazer parte da família ESA-IPVC.
Quanto ao curso, era o que esperava, na área desejada, com os conteúdos certos e com alguns “segredos” como, o “novo mundo” dos Sistemas de Informação Geográfica, que me proporcionaram a possibilidade de participar no projeto “Geraz com Querença”, e consequentemente me levaram a conhecer os meus atuais “sócios” na Algibeira.

 

Célia Sofia Igreja Dias
 
Ano de conclusão: 2005
 
Cargo: Forestry Commission - Forest Renewables GIS Officer


 


O curso proporcionou-me, além da possibilidade de estudar e aprender, a oportunidade de discutir e por em prática as várias temáticas leccionadas. A amplitude e polivalência do programa escolar combinado com a paixão e motivação na forma como excepcionais docentes leccionaram as suas ciências foram cruciais e decisivos para a minha escolha profissional.
Mas o que realmente me faz sentir uma privilegiada foi estudar num monumento de significativo valor arquitectónico e histórico, inserido numa comunidade rural com valores sociais ainda preservados, a disponibilidade e carinho demonstrado pelo quadro de funcionários, e principalmente a qualidade e dedicação do corpo docente, factores que proporcionam um ambiente positivo e propício à aprendizagem. É esta componente humana que faz da ESA uma escola “família”; árvore genealógica a qual me orgulho de pertencer.
 

Cláudio Ramos
 
Ano de conclusão: 2008 (Licenciatura)
 
Cargo: Engenheiro do Ambiente, Câmara Municipal de Câmara de Lobos (Ilha da Madeira)
 


No decorrer do curso, fui adquirindo ferramentas e competências que hoje em dia são fulcrais no exercício do cargo que exerço, nomeadamente o uso das Tecnologias de Informação Geográfica, aliadas ao conhecimento sobre os diferentes Instrumentos de Gestão Territorial adquiridos nas disciplinas de Ordenamento do Território no processo de revisão do PDM.
Ao longo do meu percurso profissional, devido à diversidade de projectos em que estive envolvido, senti-me sempre preparado para enfrentar cada um como um desafio capaz de ultrapassar, pois devido à multidisciplinaridade do curso de Engenharia do Ambiente da ESA-IPVC, as bases estavam lançadas para que todos os obstáculo não pudessem ser ultrapassados.
 

Maria Elisabete Apolinário da Cunha
 
Ano de conclusão: 2008
 
Cargo: Responsável Técnico, Euro Separadora Gestão de Resíduos Lda.
 

A minha passagem pela ESA-IPVC foi sem duvida uma fase da minha vida que classifico como “Fantástica” foi uma realização pessoal e claro abriu o caminho para o mundo profissional, na medida em que adquiri conhecimentos tanto a nível técnico como a nível social que são fundamentais para um bom desempenho na actividade profissional.


Filipe Cambão
 
Ano de conclusão: 2009
 
Cargo: Director de Operação/Obra do Departamento de Gestão de Resíduos na empresa AmbiÁfrica Soluções Ambientais, SA., Benguela, Angola

 


Como ex-aluno do curso de Engª do Ambiente na ESA-IPVC, saliento, em primeiro lugar, as boas condições que a instituição possui, disponibilizando aos seus alunos excelentes instalações e infra-estruturas, assim como equipamento técnico adequado às diferentes áreas de estudo.
Por outro lado, gostaria de ressalvar o elevado grau de exigência a multidisciplinaridade do plano curricular, assim como a competência, disponibilidade e know-how de todo o corpo docente desta instituição. Mais valias, que se mostraram fundamentais na aquisição de competências técnicas e conhecimentos básicos sólidos, que me permitiram enfrentar com confiança várias etapas da minha vida, quer em posteriores graus académicos, quer no percurso da minha vida profissional. 
É claro que nunca poderei esquecer também, a excelente convivência académica que tive na ESAPL-IPVC com colegas de curso e professores, que ainda hoje me acompanham

 


Gonçalo Miguel Libório Pereira Rodrigues
 
Ano de conclusão: 2006
 
Cargo: Responsável pelo Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima 

 


A opção pelo curso de Eng.ª do Ambiente e dos Recursos Rurais, actual Eng.ª do Ambiente, foi determinada pela expectativa de obter formação e competências com vista ao exercício de uma actividade profissional associada à salvaguarda/valorização do espaço rural.
Neste quadro, superando as expectativas, o curso conferiu os conhecimentos técnico-científicos multidisciplinares que, na minha óptica, revelaram ser determinantes para a criação de capacidade de diagnosticar, analisar, de propor e executar projectos nas várias dimensões presentes nos desafios que se colocam actualmente ao espaço rural.
 

Henrique do Vale Martins
 
Ano de conclusão: 2007
 
Cargo: Sócio-Gerente, LANDProject, consultoria em informação Geográfica e Projectos Ambientais, Lda.


Posso convictamente afirmar que a minha carreira profissional está directamente relacionada com o percurso académico obtido nesta instituição. Sou actualmente sócio-gerente de uma pequena empresa que desenvolve as suas principais actividades relacionadas com trabalhos em topografia, cartografia e sistemas de informação geográfica (SIG), formada aquando da obtenção do grau de bacharel (2004). Aí verifiquei a importância e necessidade de prosseguir para a Licenciatura na ESA-IPVC, ciente da importância que estas novas matérias seriam fundamentais quer para o meu próprio desenvolvimento intelectual quer pelas mais-valias que aportaria à empresa no desenvolvimento de novos projectos.
A esta minha formação de base foram seguiram-se diversas formações na área dos SIG bem como uma pós-graduação de Ciências & SIG na Universidade Nova de Lisboa que futuramente irá se finalizar com a obtenção do grau de Mestre em Ciências & SIG. A frequência do curso de Ambiente da ESA-IPVC, pela forma como este é ministrado, incutiu-me um espírito empreendedor com capacitação de desenvolver novos projectos, uma capacidade organizativa e umas bases para um método de trabalho.
Tendo em conta que até à data, a minha actividade profissional está directamente relacionada com a formação adquirida na ESA-IPVC, posso considerar que esta foi fundamental no atingir dos objectivos até agora alcançados e não posso deixar de agradecer em particular ao docente Joaquim Mamede Alonso e ao inesquecível Juan Rey Graña que muito contribuíram para a minha capacitação.
 

Ivone Patrícia de Oliveira Martins
 
Ano de conclusão: 2009
 
Cargo: Técnica Superior de Sistemas de Informação Geográfica, Centro de Informação Geográfica ESA-IPVC

 


A licenciatura em Engenharia do Ambiente (ESA-IPVC) permitiu-me adquirir conhecimentos técnico-científicos multidisciplinares (ao nível das ciências do ambiente, exactas, sociais, naturais e de engenharia), trabalho de equipa, liderança e de organização, que em muito contribuem para o desenvolvimento da minha actividade profissional, nomeadamente na participação em projectos I&DT com um ponto comum de uso ou aplicações de informação geográfica, facto este que me conduziu ao reforço de competências na área da Gestão Ambiental e Ordenamento do Território.
 


Joana Simões Saldanha Mendes
 
Ano de conclusão: 2009 (Licenciatura); 2011 (Mestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território)
 
Cargo: Bolseira de Investigação Científica, ESA-IPVC
 


Sendo eu bolseira de investigação científica num projeto de compostagem de espécies invasoras cuja componente laboratorial é diária e muito intensa, o curso de Engenharia do Ambiente proporcionou-me o bom desempenho das minhas funções tanto a nível prático como a nível teórico. Todas as disciplinas ligadas à parte de laboratório que o curso dispõe juntamente com o estágio final da minha licenciatura e disciplinas particularmente ligadas à minha actividade profissional, tais como gestão de resíduos sólidos e ciências do solo permitem-me dar resposta a problemas do dia-a-dia sem grandes dificuldades. Não posso deixar de referir que os alunos da Escola Superior Agrária dispõem de laboratórios muito bem equipados e com pessoal extremamente dedicado em ajudar e ensinar todos os que aparecem, seja no contexto de aulas ou de estágio curricular.
 


Joana Leal
 
Ano de conclusão: 2008 (Licenciatura)
 
Cargo: Engenheira do Ambiente responsável pela Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais, na empresa portuguesa COLEP, na Polónia

 


A Engenharia do Ambiente na ESA-IPVC é um curso multidisciplinar e, a meu ver, é aí que reside o desafio, pois permite-nos aprender e mais tarde desempenhar funções em variadas áreas, desde a Avaliação de Impactes Ambientais, passando pela Gestão de Resíduos, pela Qualidade das Águas, o Ordenamento do Território e tantas outras, o que leva a uma aprendizagem e evolução constantes, tornado este curso bastante dinâmico e atractivo.
Na minha opinião, permitiu-me igualmente encarar as questões com que me tenho deparado na minha vida profissional de uma forma integradora, considerando sempre as suas diversas vertentes e desafiando o espírito crítico e interventivo.
Realço também o companheirismo e a vivência académica, aliados a instalações modernas e a um local com uma beleza paisagística única, aspectos que na sua globalidade tornam a ESA-IPVC num dos melhores locais para o ensino e aprendizagem da Engenharia do Ambiente.
 


Madalena Marisa Martins Fernandes
 
Ano de conclusão: 2008
 
Cargo: Responsável de Exploração, Tratave – Tratamento de Águas Residuais do Ave, SA

 


Na ESA-IPVC adquiri a capacidade de integrar equipas e conhecimentos multidisciplinares que trazem sem dúvida “valor acrescentado” aos nossos projectos. Adquiri a formação base de diversas áreas da temática ambiental que me permitiram extrapolar para a área específica do tratamento de águas residuais. Aprendi a procurar causas e consequências de disfunções ambientais o que hoje me dá vantagem para agir por antecipação na correcção de desvios ao processo de tratamento. A sensibilidade para o impacto das actividades humanas nos recursos naturais também me foi incutida durante a formação académica na ESA-IPVC, o que me faz pensar a cada dia no resultado final do meu trabalho.
 


Márcia Daniela Fernandes Ferreira
 
Ano de conclusão: 2008
 
Cargo: Consultora/Engenheira do Ambiente, ION-Environment & Business Consulting

 


Atualmente a desempenhar funções como Engª do Ambiente, na ION-Environment & Business Consulting, empresa responsável por projetos na área dos Recursos Hídricos, Estudos Impacte Ambiental, Candidaturas (POVT,ON2,etc).
Na ESA-IPVC, adquiri bases sólidas e orientadas para as exigências do mercado de trabalho, nomeadamente, competências na área dos Recursos Hídricos, modelação de dados, planeamento e ordenamento do território, análises de qualidade água, entre outras. A ESA-IPVC é para mim formação de excelência.
 


Sílvia Parente
 
Ano de conclusão: 2012
 
Cargo: Coordenadora de Ambiente, GESTAMP Portugal

 


A licenciatura em Engenharia do Ambiente, como trabalhadora estudante, permitiu adquirir e renovar conhecimentos de atuação ao nível da política e gestão ambiental de forma a mitigar os impactes ambientais resultantes da atividade industrial, e consequentemente contribuir para a existência de empresas ambientalmente proactivas, sustentáveis e competitivas promovendo a preservação dos ecossistemas e recursos naturais da região Minho e Lima.
 

 
Menu Secundário
*  
 
Untitled Document
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.