Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Cooperação
Projectos de Verão de Voluntariado para a Cooperação

Decorrem até Setembro três projectos de voluntariado para a cooperação implementados por voluntários que se encontram com o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento [GEED], da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], e o ISU-Viana, desde Abril, altura em que iniciaram o percurso de formação Nô Djunta Mon.

Em Angola, Ana Liquito e Andreia Guia, licenciadas em Educação de Infância vão já na terceira semana de formação nas áreas do pré-escolar com um grupo de monitoras e educadoras no Lubango, em parceria com a ONG Christian Children's Fund. "[...] hoje foi a 5.ª sessão de formação, até então tem corrido bem. O grupo de formandos é dinâmico e tem manifestado sempre vontade de aprender, apesar das suas dificuldades. São 34 elementos de diferentes idades e vivências, mas essa partilha é sempre uma mais-valia para todos” comentaram as voluntárias.

Ainda em Angola, mas mais a norte, na Província de Malange, Catarina Matos, Gisela Santos e Rui Oliveira, com formação em Direito e Comunicação Social, em parceria com a ONG Angolana ADRA - Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, estão na sua quarta semana de intervenção naquela comunidade. Entre a produção de textos relacionados com a participação cívica e eleitoral tendo por base a legislação angolana, esta equipa tem realizado um trabalho de sensibilização junto das comunidades rurais acerca da importância da educação, e realizará acções de formação sobre produção jornalística. Segundo afirmaram os voluntários, «"[...] as formações desta semana superaram as expectativas. Estávamos receosos sobre a aceitação do público, mas a pouco e pouco foi-se sentindo o entrosamento e acabamos por debater os temas com bastante intensidade. Os jovens, principalmente, foram muito participativos e com ideias bastante concretas. Pensam a escola e a comunidade com preocupações que os jovens em Portugal nem sempre “demonstram”».


Na Guiné-Bissau, na zona leste de Boé, a equipa a implementar o projecto Nô Djunta Mon 2007 em parceria com a ONG DIVUTEC- Associação Guineense de Divulgação das Tecnologias Apropriadas, é constituída pela Ana Rodrigues, formanda em Direito, Carina Silva, estudante de Enfermagem, Cátia Carvalho, estudante de Ensino básico -Primeiro ciclo, Eugénia Brito, formada em Português-Inglês e Hugo Moreno, estudante de Educação Física e Desporto. Entrando na sua última semana de trabalho na tabanca (aldeia) de Béli, o grupo tem realizado sessões de formação dirigidas a professores do primeiro ciclo, nas áreas de matemática, língua portuguesa e pedagogia; sessões de formação sobre cuidados primários de saúde dirigidos a agentes de saúde base e matronas (parteiras); sessões de educação para a saúde e direitos humanos dirigidas aos jovens e ainda sessões de educação para a saúde e direito humanos dinamizadas a partir da rádio comunitária: "Colinas de Boé" com o intuito de chegar às comunidades envolventes.

O isolamento deste contexto de intervenção não permite o contacto directo com a equipa, apenas se sabe, através dos técnicos da DIVUTEC, que fazem visitas frequentes a Béli no sentido de acompanhar o decurso do projecto, que os resultados obtidos são de enorme satisfação quer para formadores quer para formandos.

*