IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2010| Investigação de Docente IPVC prémio da Euroregião
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Helena Rodrigues

Investigação sobre a influência do capital intelectual na capacidade inovadora das empresas, aplicado ao sector automóvel, dá prémio da Euroregião a docente do IPVC

Helena Santos Rodrigues, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] foi uma das vencedoras do Prémio de Investigação da EURORREXIÓN 2009 da “Cátedra Eurorrexión Galicia-Norte de Portugal”.

A cerimónia de entrega do prémio, que foi ganho em conjunto com Pedro Figueroa e Carlos Jardón, docentes da Universidade de Vigo, foi realizada no dia 1 de Março de 2010 na reitoria da Universidade de Vigo.

Helena Santos Rodrigues foi premiada pelo trabalho de investigação sobre a influência do capital intelectual na capacidade inovadora das empresas, tendo aplicado o estudo ao sector automóvel da Euro região Galiza Norte de Portugal, um dos mais importantes da economia galega e portuguesa e, também, um dos mais afectados pela crise económica.

Helena Santos Rodrigues referiu que os três docentes investigaram “a influência do capital intelectual na capacidade inovadora das empresas automóveis da Galiza e norte de Portugal, concluindo que as empresas que impulsionam atitudes inovadoras e os incentivos à inovação em termos de capital intelectual e que, para além disso, estabelecem colaborações com clientes e participam em redes de colaboração, são mais inovadoras em produto e nos processos produtivos. É que, as empresas que potenciam uma cultura de inovação e a criação de conhecimento na empresa (capital estrutural) potenciarão a sua capacidade inovadora de gestão.”

Trata-se de uma conclusão muito importante para o mundo científico e empresarial, na medida em que vem reforçar a importância dos activos de conhecimento e a sua relevância para suster ou impulsionar a vantagem competitiva (neste caso a capacidade inovadora). Este estudo é igualmente importante pois vem apoiar a aproximação e a cooperação entre as empresas e a universidade para, juntas, criarem ciência e soluções para o mundo empresarial. Além disso, as conclusões alcançadas são muito relevantes para o sector estudado, que vive momentos difíceis, pois, vem pôr a tónica em novos factores fonte de vantagem competitiva, até agora inexplorados ou, se explorados, apenas de forma incipiente e exígua. Estes podem, se explorados, representar um volte face no panorama empresarial.

É um premio partilhado e multidisciplinar já que nele se reconhece o trabalho realizado em ambas as regiões, mas também “de diferentes campos do conhecimento como a organização de empresas e marketing e a economia aplicada”, explicou por seu turno, em declarações ao portal da Universidade de Vigo, o professor Pedro Figueroa.

Este prémio de investigação nasceu no seio da Cátedra da Euroregião. O director da cátedra e comissariado do “Plan Estratéxicos”, José Manuel García Vázquez, disse ao portal da universidade galega que, nesta segunda edição, “concorreram ao certame dez trabalhos nos que participaram um total de 25 investigadores, quatro de autoria portuguesa, outros quatro galegos e dois mistos, sobre diversos temas como governação da Eurorrexión, botânica, agricultura, saúde, arquitectura, afinidade histórica e linguísticas e cooperação económica, entre outras”, tendo sido concedido aos ganhadores por merecido mérito da investigação.

Publicado em 04 de Março de 2010

 
Menu Secundário
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.