Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Gabinete de saúde
IPVC cria Gabinete de Saúde a pensar nos alunos

A experiência dos últimos cinco anos

Considerando a experiência do GApsi (Gabinete de Apoio Psicológico), serviço estruturado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), nos últimos cinco anos, têm sido consultados, em média, 15 casos por semana, dependendo da disponibilidade do profissional. As problemáticas psicológicas principais prendem-se com as perturbações de humor (como a depressão) e da ansiedade (como fobias específicas e ansiedade generalizada), com interferência evidente no funcionamento geral do indivíduo e, por conseguinte, no desempenho académico e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Também foram diagnosticadas dificuldades de adaptação ao meio e ao grupo e nos relacionamentos interpessoais, assim como situações de crise.

m Projecto de Investigação, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, permitiu realizar um estudo transversal que inclui estudantes a frequentar todos os Cursos da ESEVC, do 1º ao 4º ano (n=331), em termos de caracterização sociodemográfica, os resultados apontam para uma população estudantil marcada pela prevalência do sexo feminino (80%), com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos (média = 22,5 ; d.p. = 4,1), com sendo que 49% são deslocados. Os resultados indicam uma percepção dos estudantes com maior prevalência de problemas relacionados com os estudos, problemas económicos e problemas pessoais.

Os problemas em termos globais

Os estudantes apontam, com maior frequência, problemas relacionados com os estudos (67%), problemas económicos (64%) e problemas pessoais (50%). Também são referidos problemas com a mudança de casa (33%) e com a entrada no ensino superior (26%).

Os resultados, por ano curricular, mostram que os estudantes percepcionam ter mais problemas relacionados com os estudos e problemas económicos ao longo do curso, que tendem a aumentar gradualmente até ao terceiro ano e a diminuir no quarto ano. Os problemas pessoais tendem a aumentar do primeiro para o segundo ano e a manterem-se até ao último ano.

Quando se analisa o número total de problemas assinalados por estudante, os resultados revelam que há mais estudantes a assinalar nove problemas experimentados em concomitância.

Quando se analisa o número total de problemas assinados por ano curricular, verifica-se que a maioria dos estudantes considera vivenciar entre um a quatro problemas ao longo dos quatro anos de formação.

Caracterização do Serviço de Aconselhamento Psicológico

O Serviço de Aconselhamento Psicológico, no Gabinete de Saúde, (prestado nos SAS pelo Gapsi, sedeado na Escola Superior de Educação do IPVC) tem uma linha de acção marcada pela intervenção remediativa, desenvolvimental e preventiva orientada para estudantes e funcionários das unidades orgânicas do IPVC (Escola Superior de Educação, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Enfermagem, Escola Superior de Ciências Empresariais e Serviços Centrais). O Serviço de Aconselhamento Psicológico procura disponibilizar um amplo corpo de estratégias e programas voltados para o apoio na transição e integração da população do IPVC, com um contributo marcante no desenvolvimento pessoal e académico dos estudantes. Este serviço tem também o propósito maior de promover a integração, assim como a inclusão e bem-estar no seu sentido mais lato e consistente. Pela colaboração com as outras valências do Gabinete de Saúde, também terá um papel fundamental no planeamento acções de sensibilização e educação no sentido de promover comportamentos/hábitos saudáveis e o desenvolvimento de competências para um projecto de vida com qualidade e sucesso (dimensão vocacional / profissional).

Assim, o Serviço de Aconselhamento Psicológico - Gapsi, integrado no Gabinete de Saúde do IPVC, proporciona aos estudantes e funcionários do IPVC, numa linha remediativa, psicoterapia individual e em grupo para facilitar a resolução de problemas de vida no decurso da sua experiência académica e, numa linha preventiva e desenvolvimental, programas de promoção de desenvolvimento pessoal e social,, acções de sensibilização para prevenção do risco e promoção da saúde e desenvolvimento de competências de vida (nomeadamente em temas como o consumo de substâncias, a contracepção e as DST, a gravidez precoce e o planeamento familiar, a alimentação saudável, o exercício físico, entre outros) em colaboração com as outras valências do Gabinete de Saúde. Este Serviço está organizado em torno de três valências: consulta psicológica e desenvolvimento pessoal (tratamento e encaminhamento de situações), apoio académico e vocacional (estratégias de estudo e realização académica) e apoio à execução de políticas e programas institucionais (por exemplo programas de inovação educacional associados ao Processo de Bolonha). Também poderá ser disponibilizada informação adicional sobre temas e artigos para leitura e esclarecimento no portal do SAS, no espaço cibernático do Gabinete de Saúde, no sentido de intervir junto da comunidade académica sem urgência em ser consultada mas com interesse por informação.

A Equipa Técnico-Científica que assegura estas valências é coordenada pela Professora Doutora Alice Bastos, sendo a supervisão clínica da responsabilidade da Drª Carla Faria e estando a cargo da Dr.ª Marlene Ferraz (psicóloga clínica) a consulta psicológica e de desenvolvimento pessoal.

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*