Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Guiné Bissau  
Curso Livre Internacional “No Djunta Mon” realiza-se na Guiné-Bissau  

Programa de Mobilidade com a Guiné-Bissau – Formação na região de Gabú/ Curso Livre Internacional a partir do Centro de Recursos “Educar sem Fronteiras”.

No âmbito do Programa de Cooperação “Educar sem Fronteiras”, Acção 2 – Mobilidade docente e Centro de Recursos - que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE- IPVC] desenvolve com os PALOP e mais concretamente com a Guiné-Bissau na região de Gabú e depois de identificadas as necessidades de formação nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento comunitário, irá desenvolver-se, à semelhança de anos anteriores, as actividades do Programa Educar sem Fronteiras, neste país, em articulação estreita com o projecto de mobilidade de Verão “No Djunta Mon” de voluntariado para o desenvolvimento.

Assim, irá realizar-se a partir do Centro de Recursos “Educar sem Fronteiras” de Gabú, um Curso Livre Internacional “No Djunta Mon” nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento comunitário, entre os dias 28 de Julho e 15 de Setembro com técnicos voluntários que têm sido acompanhados pelo Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento [GEED]/ESE-IPVC ao longo do último ano e que realizaram a formação geral e específica para o voluntariado internacional na ESE-IPVC. Além da ESE-IPVC, a Escola Superior de Enfermagem [ESEnf] do IPVC também colabora na preparação da formação para a área da saúde, particularmente, saúde escolar e comunitária. É de salientar que a área do voluntariado para o desenvolvimento tem sido regularmente integrada nas actividades do Programa “Educar sem Fronteiras” porque se tem afirmado como uma área de trabalho e visibilidade para o IPVC no que se refere à cooperação.

Os elementos que integram este projecto de verão e curso livre internacional na região de Gabú e que será coordenado pela técnica Andreia Soares do GEED, são: 

  • Andreia Soares, coordenadora e formadora na área do associativismo; 
  • Fátima Amorim, colaboradora do GEED e formadora nas áreas das Ciências e Saúde; 
  • Rita Morgado, colaboradora do GEED e formadora na área da Matemática; 
  • Marina Rodrigues, Escola Superior de Enfermagem e responsável por iniciativas na área da Saúde comunitária; 
  • Diana Domingues, Escola Superior de Enfermagem e responsável por iniciativas na área da Saúde comunitária; 
  • Eduarda Cadeco, Escola Superior de Educação, responsável por iniciativas na área do pré-escolar e da animação teatral e língua portuguesa.

Os públicos-alvo a atingir foram seleccionados na presença do representante da Delegação da Educação de Gabú que se deslocou a Viana do Castelo para o último curso livre. Compreendem os seguintes grupos de profissionais: 

  • Professores do Ensino Básico Unificado da região de Gabú (cerca de 50); 
  • Agentes de Saúde Básica da Região (cerca de 50); 
  • Animadores da Rádio Comunitária de Boé (5);
  •  
  • Associações Juvenis da região ligadas ao centro de recursos “Educar sem Fronteiras” de Gabú; 
  • Grupos seleccionados de mulheres e crianças (nº a definir) para as actividades das TIC a partir do centro de Gabú; 
  • Pessoal convidado das Delegações de Educação e Saúde de Gabú e das ONGs DIVUTEC (Associação Guineense para a Divulgação de Tecnologias Apropriadas) e da Plan International (ONG internacional).

(Indirectamente, este programa atinge toda a comunidade de Béli no sector de Boé e a da cidade de Gabú)