IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2008| Alunos IPVC apresentam projectos ao Poliempreende
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Poliempreende

Alunos do Politécnico de Viana do Castelo apresentam mais de cinquenta propostas de projectos ao Concurso Poliempreende

Candidaturas revelam o sucesso crescente do concurso e a sensibilização dos jovens para o empreendedorismo

Design, Saúde, Desporto, Biologia, Turismo, Restauração, Informática, Energias Renováveis, Logísitica, Comércio Tradicional são algumas das áreas abordadas e delineadas de forma inovadora pelos alunos que se candidataram ao concurso Poliempreende no Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], nesta primeira fase, vocacionada para o desenvolvimento genérico das ideias de negócio.

Na sua primeira participação, neste concurso, o IPVC obteve resultados encorajadores, o que demonstra a vontade dos seus estudantes em aplicar os conhecimentos obtidos durante a licenciatura, criarem o seu próprio emprego e contribuírem para o desenvolvimento económico da região.

“O balanço é francamente positivo, tendo-se registado uma significativa adesão de participações que é já a 6ª edição do concurso” comentou a propósito Nuno Brito, Vice-Presidente do Politécnico de Viana do Castelo e Coordenador deste concurso na instituição. “Esta afluência reflecte a forte aposta que o IPVC está a fazer no que diz respeito ao empreendedorismo junto da sua comunidade académica, tema em que a instituição tem vindo a apostar fortemente agora”, revelou ainda Nuno Brito.

Para Teresa Madureira, docente do IPVC e membro da Coordenação do concurso, “as diferentes propostas revelam que há potencial em matéria de empreendedorismo nos jovens deste Politécnico, bastando agora orientar as diferentes ideias que estão a surgir, no sentido do melhor enquadramento e consolidação do desenvolvimento destes projectos” afirmou com satisfação.

É por isso que, o concurso, em fase inicial, numa 1ª fase, prevê a realização da “Oficina E”, um momento reservado à formação e orientação dos jovens, composto por três sessões que têm como tema comum o empreendedorismo, tendo sido já ministrada a 1ª Oficina que versou sobre o "Empreendedorismo" , in.cubo, e que teve como principais temas abordados: “Conceito e importância do Empreendedorismo e do Empreendedor”, “Tipos de empreendedorismo”, “O contexto Português e Europeu versus o contexto dos EUA”, “O processo de criação de empresas”, “A importância e o conteúdo de um Plano de Negócio”, “Identificação de focos de oportunidade na Região Minho-Lima”, “A in.cubo e o empreendedorismo”.

A 2ª Oficina E foi dedicada à "Geração e Avaliação de Ideias”, tendo sido desdobrada nos conteúdos programáticos “Os conceitos de Ideia e de Oportunidade”, “O macro e o micro-ambiente”, “Fontes de novas ideias”, “Métodos de geração de ideias: Brainstorming e Blue Ocean Strategy”, “Aplicação dos métodos de geração de ideias através de exercícios práticos em grupo” e “Avaliação de ideias: critérios e processo”.

Com o final desta fase, os formandos verão agora os projectos validados para o próximo passo da formação: a Oficina E2 que permitirá o conhecimento de matérias mais específicas de interesse na gestão de empresas como a elaboração de um plano de negócios, contabilidade ou fiscalidade, entre outras.

Sem revelar os títulos das propostas de projectos que foram apresentadas pelo carácter embrionário em que se encontram ainda nesta fase, Teresa Madureira assegura que “as propostas são muito criativas e com fortes potencialidades para singrar com sucesso” enfatizou a docente.

Este é um concurso que pretende premiar ideias de negócio desenvolvidas ao longo do tempo de formação e que tem como objectivo “mudar as atitudes dos actores académicos, no seio dos institutos politécnicos, sensibilizando alunos, diplomados e docentes”, bem como “aprofundar competências empresariais”, salientou por fim o Vice-Presidente do IPVC.

VIANA DO CASTELO, 17 NOVEMBRO 2008’

 
Menu Secundário
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.