Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Tertúlias científicas
TERTÚLIAS* DA ESCOLA DE SUPERIOR DE ENFERMAGEM TRAZEM ESPECIALISTAS A VIANA DO CASTELO

* Por razões alheias à Escola Superior de Enfermagem a Tertúlia de 23 de Março foi adiada para data a determinar. Pelo facto, a Organização apresenta desde já as suas desculpas pelos eventuais incómodos causados.

Júlio Machado Vaz e Pedro Moradas Ferreira do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar são alguns dos nomes sonantes do painel de Oradores destas tertúlias

A Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESEnf-IPVC] vai realizar uma série de tertúlias científicas que permitirão "ao público em geral ficar a saber mais sobre questões práticas que a todos preocupam, ao nível da saúde", e, simultaneamente, "aos alunos da instituição e profissionais de saúde aprofundarem os seus conhecimentos com aqueles que, na sua área específica, representam o melhor que temos em Portugal", disse João Moura, Docente da ESEnf-IPVC e responsável pela organização desta acção.

As tertúlias iniciam-se no próximo dia 02 de Março, prolongando-se até 04 de Maio, contando com a presença de oradores, como Pedro Moradas Ferreira do Instituto de Biologia Molecular e Celular [IBMC], (actual Presidente do Concelho Científico do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar [ICBAS]), Maria Augusta de Sousa (Bastonária da Ordem dos Enfermeiros), Jorge Carneiro (Instituto Gulbenkian da Ciência [IGC]), África Fernandez (Universidade de Vigo) e Martins da Silva (Director Clínico do Hospital Geral de Santo António).

 

Para além destes participantes, as tertúlias contarão ainda com a presença de António Sarmento (Instituto Superior Técnico), Álvaro Rodrigues (Faculdade de Engenharia do Porto), Paula Tamagnini e Manuel Vilanova (ICBAS/IBMC, Íris Caramalho (IGC), Manuel Campos (Director do Serviço de Hematologia do HGSA), Sara Morais (HGSA), Raquel Duarte (Hospital de Vila Nova de Gaia), Júlio Machado Vaz (ICBAS), Mota Cardoso (Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto) e Rui Appelberg (ICBAS/IBMC) e ainda de Ermelinda Ribeiro Jaques (Presidente ESEnf-IPVC).

Com estas tertúlias que decorrerão na Escola Superior de Enfermagem do IPVC, com início às 18 horas, pretende-se inserir a acção "num programa mais vasto levado a cabo pela actual direcção do IPVC cuja linha orientadora é alargar o âmbito das instituições de Ensino Superior, servindo não só os nossos alunos, mas também a população em geral", afirmou João Moura. "É nosso propósito proporcionar o melhor curriculum aos nossos alunos e, ao mesmo tempo, difundir a ciência pela população em geral", salientou ainda.

A tertúlia subordinada ao tema "Qual o futuro da Medicina Molecular?” abre o ciclo, a 2 de Março, seguindo-se a Tertúlia "Como criar energia no século XXI?" (9 de Março); "Doenças auto-imunes e o paradoxo da esterilização" (16 de Março); "O envelhecimento da população e o futuro da enfermagem" (23 de Março* - Adiada); "Como evoluiu o sistema imunitário ao longo dos tempos?" (13 de Abril); "Como falar de sexualidade?" (20 de Abril) e "Tuberculose – Qual o impacto no presente e futuro?" (27 de Abril). A tertúlia "Doenças hemorrágicas, quais os riscos e cuidados a ter?" encerra a iniciativa da Escola Superior de Enfermagem do IPVC a 04 de Maio.

 

*  
*