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Curso de Turismo do IPVC assina protocolo com a Associação de Hotelaria de Portugal

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] está entre as instituições de ensino superior que assinaram recentemente um protocolo com a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) e a Galileo (distribuidora de sistema de informação e comunicação na área do turismo) que permitirá “abrir portas” ao sector do turismo, curso que o IPVC desenvolve na Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG].

“Há três anos foi elaborado um estudo sobre a formação superior na área de turismo em Portugal. O estudo indica a existência de 93 cursos relacionados com a área do turismo (Turismo, Gestão Turística, Marketing Turístico, Turismo e Mar, Turismo e Termalismo, Informática para o Turismo, Hotelaria e Turismo, Informação Turística, Animação Turística, etc.). Comparativamente, a Espanha tem menos de metade. O mesmo estudo indica que não há uniformidade nos planos de estudo, o que dificulta a mobilidade, etc”, revelou o coordenador do curso de turismo da ESTG, Carlos Fernandes.

“Consequentemente, foi nomeada uma comissão para propor um plano de estudos base para a área do turismo. Esse estudo ainda não está concluído. No entanto, associações profissionais do sector privado têm tomado iniciativas para contribuir para melhorar a formação dos alunos. Foram contactadas todas as instituições de ensino superior com formação na área do turismo, iniciativa que acabaria por resultar na assinatura de 16 protocolos, a nível nacional com a Associação da Hotelaria de Portugal e a Galileo”, salientou ainda, Carlos Fernandes.

As linhas gerais do protocolo definem que a AHP irá permitir o acesso a todas as áreas da iniciativa Tourism Think Tank (TTT), em particular, a educação e produtos de aprendizagem, produtos de biblioteca, noticias, Hotel Monitor e Portal de Emprego.

Por seu turno a ESTG irá assegurar a colocação dos seus programas e cursos no site do TTT; encorajar os seus docentes a contribuírem activamente com conhecimentos e informação para a Biblioteca e fóruns de boas práticas no TTT; encorajar a utilização do TTT como meio de apoio à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes; comunicar as vantagens de os estudantes colocarem os seus CV no Portal de Emprego, e usar o TTT para apoiar os seus conhecimentos sobre o sector da hotelaria e do turismo.

Para Carlos Fernandes “o Portal de Emprego é uma ferramenta essencial para gerir a carreira dos nossos alunos pois apoia em todas as fases do processo e os aproxima do mercado e põe-nos com contacto com hoteleiros chave”.

“Este protocolo surge numa altura em que se sabe que “entre os factores da futura avaliação dos cursos se inclui a produção científica dos docentes (que poderá ser desenvolvida através do TTT) e a empregabilidade dos formandos (que poderá beneficiar do Portal de Emprego)”, disse Carlos Fernandes que assim considera que “o futuro é já hoje”.

O Novo portal de emprego do TURIJOBS.PT

Esta ferramenta baseada integralmente na Internet reúne, por um lado candidatos que elegem as suas áreas de preferência laboral e por outro, as empresas que pretendem seleccionar os candidatos que melhor se adaptem ao perfil das suas necessidades de trabalho.

Uma das vantagens da plataforma é permitir às empresas seleccionar e classificar on-line os vários candidatos, sem necessitar de um arquivo físico para a recolha e armazenamento da informação.

O Turijobs.pt irá dispor de três tipos de ofertas de emprego para as empresas, nomeadamente anúncios simples, com visibilidade no portal durante 60 dias, anúncios em destaque, colocados na primeira página do portal durante 30 dias, com possibilidade de inclusão do logótipo da empresa e pacotes de anúncios mistos – à la carte – que integram ambos os tipos de anúncios e que permitem uma oferta diversificada de soluções ajustadas às necessidades de cada empresa.

Outra das vantagens do portal é a possibilidade das empresas colocarem, sem encargos adicionais, os seus anúncios nos mercados internacionais, aumentando o leque de opções de recrutamento.

Novo software ajudará alunos do curso de Turismo

O Programa de ensino Virtual Hotel, recentemente apresentado, em Lisboa, e do qual a ESTG-IPVC irá beneficiar, é um software novo (no mercado português), para o qual a Galileo (com que a ESTG tem protocolo para o software de sistemas de reservas utilizado na disciplina de Agência de Viagens e Operadores Turísticos) é a representante exclusivo e oficial em Portugal. O Virtual Hotel é um software de treino que foi concebido a partir dos sistemas de gestão reais existentes nas maiores cadeias hoteleiras tais como Sheraton, Hilton, Holiday Inn, etc. é leccionado em mais de 800 instituições na Europa, EUA, Austrália, Nova Zelândia. É o único software de ensino existente no mundo, especifico para a gestão interna de uma unidade/cadeia hoteleira.

Através deste software os alunos do curso de turismo da ESTG-IPVC ficarão habilitados a verificar disponibilidade de quartos, efectuar reservas, efectuar check-in e check-out, registar débitos e créditos na conta dos clientes, verificar o “status” dos quartos e produzir relatórios da conta Clientes, da ocupação do hotel, chegadas, partidas, entre outros.

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