Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Tuna
VIII LETHES – Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo

No próximo dia 5 de Abril, pelas 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, terá lugar o VIII LETHES – Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo, certame de tunas organizado pela Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC].

Este festival de tunas, que se vem realizando desde 2001, apadrinhado pelo eterno Tuno Honorário Prof. Doutor Abílio Lima de Carvalho e pela Sra. Vereadora da Cultura, Dra. Flora Silva, passou a ser um marco na agenda cultural de Viana do Castelo, registando lotações esgotadas em todas as suas edições. A edição deste ano é apadrinhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Dr. Defensor Moura, no ano em que se comemora os 750 anos da concessão do foral a Viana do Castelo por D. Afonso III.

A Hinoportuna convidou a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto que, entre as várias distinções que recebeu até hoje, se destacam o prémio de Melhor Tuna em Espanha, no ano de 1994, no I Certamen Internacional de Tunas Universitárias de Ciudad Rodrigo, o prémio de Melhor Tuna na Holanda, no I Tuna Festival Nijmegen em 1995, sendo a primeira tuna portuguesa a vencer tal distinção e claro, o prémio mais importante do seu vasto espólio, o de Melhor Tuna no EFFE-ERRE-À, o único festival de tunas transmitido em televisão, onde participaram as 10 melhores tunas nacionais.

De Castelo Branco vem a tuna “Castra Leuca” que é a Oficial Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A Castra Leuca tem no seu espírito a inovação e a mudança utilizando para isso os melhores e mais dedicados alunos de 6 escolas superiores da sua academia, com um repertório preparado e adquirido das tunas existentes e extintas da sua academia.

Do Minho, mais concretamente de Braga, estará presente a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho , que é a única tuna totalista neste festival e que já foi vencedora de 2 edições do Lethes, devido ao seu reportório alegre e excepcionalmente bem instrumentado. É uma das tunas mais conceituadas e premiadas do panorama tunante ibérico.

Directamente da terra dos Templários estará presente a Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar . Esta tuna foi criada a partir de um grupo de trovadores do Grupo de Serenatas “Os Rosas Negras”, sendo actualmente uma das tunas mais premiadas a nível nacional.

Da cidade geminada de Aveiro estará presente a Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro. Como a vida das tunas também é feita de gestos solidários, deram as mãos em várias circunstâncias especiais, nomeadamente “Por Timor” em 1999, pela Assistência Médica Internacional em 2000 e pela campanha de vacinação em Guiné-bissau em 2004. O seu trabalho reproduzido em CD serviu recentemente de banda sonora da telenovela “Dei-te Quase Tudo” da TVI.

Estarão também em palco, extra-concurso, a Tuna de Veteranos de Viana e a tuna organizadora do festival a Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC].

Durante o certame a Hinoportuna irá prestar a sua singela homenagem a Augusto Canário pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura e pelos excelentes serviços prestados junto das crianças e jovens com deficiência mental.

Todos aqueles que desejarem assistir a este festival, onde a noite promete ser de muita música, alegria e tradição académica deverão dirigir-se ao Teatro Sá de Miranda, sendo o custo dos bilhetes de €10,00.

*  
*  
*  
*  
*  
*