Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
netstart
NETSTART desperta atenção internacional

Obter um Perfil Profissional          

Para concluir o processo, o utilizador selecciona um perfil que satisfaz as suas necessidades e o sistema indica-lhe o seu Itinerário Personalizado. Este itinerário informará o utilizador que necessidades de formação satisfazem o objectivo de obter o perfil profissional escolhido.

O desenvolvimento desta aplicação foi precedido pela definição de uma análise funcional. Foi importante, no desenvolvimento desta análise funcional, a participação de pessoas do grupo-alvo, de técnicos de diversas áreas e de toda a parceria. Juntos, como um todo, trabalharam no desenvolvimento e na definição de uma ferramenta que será importante para o aumento da competitividade da região.

Assim que o utilizador obtém o seu Itinerário Personalizado pode, através da participação em cursos de formação on-line, obter as competências necessárias à obtenção do perfil seleccionado – este processo constitui a terceira fase do projecto.

Esta fase depende, em grande parte, da motivação e das necessidades reais do utilizador. Privilegia-se, nesta fase, o sistema de formação à distância conhecido por blended learning (b-learning). Ficou ainda definido que toda a avaliação seria feita em sessões presenciais. Isto facilita o reconhecimento e a credibilidade, por parte dos empresários, das competências adquiridas pelo utilizador. Os cursos de formação podem, caso o utilizador assim decida, ser realizados em entidades externas ao projecto e, se assim o entender, recorrendo ao método de formação tradicional. Depois de concluída a formação o utilizador actualiza o seu itinerário.

Com efeito, é possível afirmar que o projecto NetStart é um meio poderoso para o aumento da competitividade suportado nas TIC e no desenvolvimento de competências. Esta conjugação fará, certamente, a diferença e permitirá alterar o paradigma de formação na região. Os resultados e ferramentas desenvolvidos no projecto NetStart indicam, claramente, que é tempo de mudança e assumir que a formação pode ser mais flexível e acessível. Estas são também recomendações do programa EQUAL.

*  
*  
*  
*  
*  
*