Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Distribuição de cinzeiros nas praias
IPVC lança campanha de distribuição de três mil cinzeiros na praia de Moledo

Presidente da Câmara Municipal de Caminha e Presidente do IPVC iniciaram simbolicamente a campanha com a entrega de dois cinzeiros a banhistas

Praias de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim e Matosinhos na rota da campanha.

A Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Júlia Paula, e o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], Rui Teixeira, deram início, simbolicamente - com a entrega de dois cinzeiros de praia a banhistas na Praia de Moledo - à campanha ambiental promovida pelo politécnico vianense e que irá percorrer, durante este mês, as praias do litoral norte de Portugal. No total serão distribuídos três mil cinzeiros de praia, numa acção que quer diminuir o número de beatas nos areais portugueses e pretende sensibilizar os cidadãos para as questões ambientais.

O vereador responsável pela área do ambiente da autarquia caminhense, Flamiano Martins considerou a campanha do IPVC como “extremamente válida”. O vereador referiu que “é sabido que os fumadores nas praias costumam apagar os cigarros na própria areia e vemos sempre quantidades enormes de beatas, numa atitude perfeitamente evitável.”

Esta campanha tem, para além da sensibilização, a grande vantagem de utilizar cinzeiros que podem ser reutilizados, fazendo com que as pessoas o possam levar sempre que vão à praia.

Flamiano Martins considerou ainda que esta campanha “vai no sentido da aposta ambiental da Câmara Municipal de Caminha em criar condições de segurança e qualidade nas praias do concelho. Por isso apoiámos esta iniciativa e teremos também outras campanhas em prol do ambiente e da qualificação das praias durante a época balnear”.

“Caminha tem praias agradáveis, de qualidade e seguras. Temos duas bandeiras azuis, na praia de Moledo e Caminha. Na praia de Vila Praia de Âncora temos a bandeira Eco-21, galardão obtido pelo concelho devido ao seu trabalho em prol do ambiente”, relembrou ainda o vereador.

Por seu turno o Presidente do IPVC, Rui Teixeira, salientou que esta é uma campanha de sensibilização ambiental que no entanto pretende também sensibilizar também para uma questão de saúde pública: “queremos antes de mais dizer às pessoas que não fumem. Se não o conseguirem fazer, então, queremos, que revejam a sua postura perante os outros e que evitem sujar as praias”. É uma campanha que “convida as pessoas a construírem a sua própria saúde e a repensar hábitos, a abandoná-los por uma vida mais saudável”.

Nas praias o IPVC “está também a apostar e a mostrar, às pessoas que estão na praia, a sua luta pela qualificação dos portugueses, a nossa grande epopeia, da qual depende o progresso do país”, disse ainda Rui Teixeira relembrando que “temos apenas 12, 7 de licenciados, quando a média é superior a 26 por cento. Sem que os portugueses tenham educação superior não é possível percorrermos uma estrada importante que é a estrada estreita do desenvolvimento”. O IPVC é “uma escola de profunda qualidade empenhada numa educação universalista, mas muito centrada e virada para a sua região, tendo como objectivo formar as suas pessoas para que encontrem na sua região um modo de vida com qualidade”, concluiu o presidente do IPVC.

Recorde-se que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai durante este mês distribuir três mil cinzeiros de praia aos banhistas do litoral norte de Portugal, numa acção ambiental que visa sensibilizar os utentes para a diminuição as pontas de cigarros nos areais.

Depois deste fim-de-semana a campanha ter estado na praia de Moledo, em Caminha e na Praia Norte, em Viana do Castelo, a equipa de alunos irá estar presente nas praias do Cabedelo e Amorosa, em Viana do Castelo, e em praias de Esposende, Póvoa de Varzim e Matosinhos.

A área do ambiente não é alheia ao IPVC, que ministra vários cursos neste sector, entre os quais as engenharias do ambiente ou de energias renováveis, passando ainda pela construção civil e ambiente ou pelo design de ambientes.

Vários projectos têm sido desenvolvidos nesta área, como os trabalhos apresentados a um projecto europeu, pelos alunos de design de ambientes, que visa a requalificação da zona da praia do Rodanho, em Viana do Castelo.

Destaque ainda para o estudo das explorações agrícolas animais e seus impactos ambientais, que se tem revelado um problema em alguns núcleos urbanos, além do projecto que visa o aproveitamento de energia solar em edifícios públicos.

Casal na Praia
*  
*  
*  
*