Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Campanha de guarda-sóis na Praia 2009

Campanha de Praia

IPVC distribui guarda-sóis para alertar para os riscos da exposição solar

O lançamento da Campanha de Praia 2009 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo ocorre, sexta-feira, 10 de Julho, pelas 14h, na Praia de Moledo, em Caminha. Neste acto simbólico estarão presentes representantes da autarquia local e o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Prof. Rui Teixeira.

Durante esta campanha, que irá percorrer as praias do litoral norte de Portugal, até Matosinhos, bem como praias fluviais até ao distrito de Braga, irão ser distribuídos mil guarda-sóis. Com este pequeno gesto, o Politécnico de Viana do Castelo pretende sensibilizar a população para o risco da longa exposição solar com as suas consequências funestas, como é o caso do risco de cancro de pele.

A campanha inicia-se em Moledo, seguindo depois para as praias da Foz e de Vila Praia de Âncora. A partir de segunda-feira a campanha irá dirigir-se para sul percorrendo as praias de Afife, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa (todas estas em Viana do Castelo) Esposende, Póvoa de Varzim e Matosinhos. A campanha este ano reforça a sua presença nas praias fluviais, estando prevista a distribuição de guarda-sóis nas praias de Taboão, em Paredes de Coura, no rio Lima em Ponte da Barca e Ponte de Lima e ainda nas praias fluviais da Meadela (Viana do Castelo) e da Vila de Prado.

Recorde-se que o ano passado, o IPVC efectuou também uma sensibilização pública nas praias da região, com a distribuição de cinzeiros reutilizáveis, alertando para a poluição das praias causada com as beatas dos cigarros.

O responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem e Vice-Presidente do IPVC, Nuno Brito, relembra “que o IPVC é uma instituição que está cada vez mais intimamente ligada à Comunidade em que se insere. Sentimos que é também responsabilidade da instituição sensibilizar a população para estas questões que envolvem o seu bem-estar, acima de tudo os cuidados a ter com a saúde, nomeadamente nesta época balnear, prevenindo os riscos provocados pela exposição solar”.

Nas praias o IPVC “está também a apostar e a mostrar, às pessoas que estão na praia, a sua luta pela qualificação dos portugueses, a nossa grande epopeia, da qual depende o progresso do país”, disse por seu turno, o Presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira relembrando que “a média de licenciados portuguesa é muito inferior à europeia. Sem que os portugueses tenham educação superior não é possível percorrermos uma estrada importante que é a estrada estreita do desenvolvimento”. O IPVC é “uma escola de profunda qualidade empenhada numa educação universalista, mas muito centrada e virada para a sua região, tendo como objectivo formar as suas pessoas para que encontrem na sua região um modo de vida com qualidade”, concluiu o Presidente do IPVC.

*  
*  
*  
*