Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
SOS_Atlântico
Alunos do IPVC lançam “SOS Atlântico”
Um projecto apoiado no Design sustentável pela defesa patrimonial e filantrópica

Exposição realiza-se no dia 21 de Dezembro onde os produtos serão leiloados e os fundos angariados reverterão a favor da Casa dos Rapazes

“Sensibilizar as pessoas para as causas da filantropia, mas alertar também para a utilização do potencial da autoria colectiva portuguesa, ao nível das artes tradicionais e das novas “manualidades”, capazes de requalificar e produzir novos objectos com mensagem para as causas da defesa do nosso planeta e da nossa identidade” constitui a principal finalidade do projecto SOS Atlântico, explica Tânia Cunha, finalista de Design do Produto pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] e uma das mentoras deste projecto.

“SOS Atlântico é um projecto de design sustentável que pretende continuar a mensagem do filme de Al Gore “Uma Verdade Inconveniente” e que tem como objectivo gerar uma maior noção para a crescente responsabilidade social do design. O filme encerra um alerta para os problemas do aquecimento global, e a sua mensagem é uma tomada de consciência, para uma maior abertura da nossa mente naquilo que é verdadeiramente importante e tantas vezes negligenciado”, refere a propósito Sílvia Fernandes, também mentora deste projecto e aluna da mesma Escola Superior do IPVC.

“Assim, através de uma temática que relaciona o mar e a cidade de Viana do Castelo, pretendemos sensibilizar as pessoas para os problemas do Atlântico, através de uma acção de sensibilização local de defesa patrimonial e filantrópica” explica ainda Tânia Cunha. “Toda esta problemática será materializada em pasta de papel, uma técnica tradicional vianense, usada nos cabeçudos, que consiste no recurso a uma elaborada estrutura em cartão que é posteriormente coberta com tiras de jornal embebido em cola branca e água. Durante este projecto serão sempre tidas em conta preocupações ambientais, recorrendo-se ao reaproveitamento de papel de jornal e tintas de água”.

O resultado deste trabalho será exibido numa exposição a realizar no Hotel Flor de Sal, em Viana do Castelo, no dia 21 de Dezembro, pelas 21h00.

Os produtos serão leiloados e os fundos angariados reverterão a favor da Casa dos Rapazes, uma entidade fundada pelo Padre Constantino Macedo de Sousa e por um grupo de senhoras ligadas à JIC e à JEC com o sonho de acolher crianças abandonadas, alimentando-as, protegendo-as, mas sobretudo preparando-as para a vida.

Este projecto de Craft Design foi realizado no âmbito da unidade curricular de Projecto / Oficinas V, pelos alunos do 5º ano do curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sob a supervisão dos docentes Ermanno Aparo e João Nunes.

Untitled Document
*  
*  
*